Necessidade de mapeamento de canos de alimentação subterrânea

Fabrício questionou a Prefeitura

A perfuração indevida de um cano da Sabesp no momento em que funcionários da CET instalavam uma placa de sinalização vertical de trânsito na calçada da Rua Particular Lélia, levou o Vereador Fabrício Cardoso (PSB) a apresentar Requerimento em Plenário, questionando o prefeito acerca da existência de mapeamento das tubulações subterrâneas, que possibilitem consulta prévia antes de intervenções de forma a prevenir acidentes, que causam prejuízos ao erário público e transtornos aos munícipes.

No mesmo requerimento, Fabrício questionou quando a Prefeitura fará o reparo do passeio, que foi danificado pela obra e quando será recolocada a placa de sinalização, que foi retirada pela Sabesp para o reparo no cano perfurado.

Justificando a propositura, o parlamentar afirmou que a falta de conhecimento acerca das interferências existentes quando da execução de obras nos logradouros, causa inúmeros acidentes com rompimento de tubulações de todos os tipos, deixando um passivo para os munícipes que se refletem em calçadas e ruas esburacadas, ou mesmo a interrupção de serviços. “Por sorte, a perfuração foi num cano de água, mas poderia ser na rede de gás. Por isso o mapeamento é tão necessário”.

Acidentes com encanamento de gás ou de água são comuns. Em agosto do ano passado, a Sabesp perfurou um cano de gás durante reparos com uso de retroescavadeira na Av. Waldemar Leão, no Jabaquara. Já em 2012, em função de perfuração indevida, uma tubulação de gás explodiu na Rua Bezerra de Menezes, no Macuco, causando enorme susto aos moradores.

Assessoria de Imprensa Vereador Fabrício Cardoso
Liliam Fernandes MTB 16186