MP pode deixar contaminados pelo benzeno desassistidos

1 curtiu

“É imprescindível que a Câmara Municipal de Santos se solidarize com a situação de trabalhadoras e trabalhadores aposentados por invalidez acidentária”, disse o vereador Chico Nogueira, ao apresentar uma moção de apoio dos trabalhadores da Cosipa aposentados por contaminação pelo benzeno. O documento foi assinado por todos os vereadores presentes na sessão desta quinta-feira (25).

Em vigor desde 18 de janeiro, a Medida Provisória 871, do governo Bolsonaro, poderá deixar desassistidos trabalhadores que, de fato, estiverem incapacitados para o trabalho por trauma ou enf ermidades crônicas.

De acordo com as novas regras, aqueles que estiverem afastados por lesões e doenças incapacitantes há mais de 6 meses passarão por perícia e terão 10 dias para apresentar justificativa com documentação por via eletrônica. Caso não consigam cumprir a exigência ou o INSS julgue a documentação insuficiente, os benefícios serãoimediatamente suspensos.

Esta é a preocupação dos trabalhadores da Cosipa, contaminados pelo benzeno, substância que provoca uma grave intoxicação ocupacional, que se manifesta inicialmente na forma de um distúrbio funcional denominado leucopenia, que consiste na redução da quantidade de leucócitos no sangue (glóbulos brancos), causando, em consequência, o comprometimento da defesa imunológica do indivíduo.

“Caso a Previdência revogue o diagnóstico dos trabalhadores aposentados por contaminação pelo benzeno, eles terão grande dificuldade de se recolocar no mercado,porque não teriam aprovação do exame médico admissional em nenhuma empresa”, justificou o vereador, que prometeu estar com eles na luta pela preservação dos seus direitos.

Gisela Kodja

Álbum de Fotos