Medidas efetivas para moradores de rua

Fabrício Cardoso se reuniu com órgãos responsáveis

Curtir
Após a grande repercussão nas redes sociais acerca do crescimento desenfreado da população em situação de rua, bem como usuários de drogas, o vereador Fabrício Cardoso (PSB) percorreu, “in loco”, a Cidade com o #FiscalizaSantos para averiguar e comprovar a enorme quantidade de pessoas que se encontram nessa situação. Dentre os locais visitados, destaca-se a região do entorno do túnel que liga as estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que é utilizado para consumo de substâncias psicoativas e moradia. Durante a fiscalização, tanto Fabrício quanto sua equipe, foram hostilizados e ameaçados pelas pessoas que se apropriaram do local. Garrafas de vidro foram arremessadas e lâminas foram utilizadas para ameaça, gerando um risco iminente para todos que passam pelo local.

Essa não é a primeira vez que o parlamentar aborda o problema. Ele já apresentou requerimentos ano passado (Requerimento n° 5550/2017), cobrando o devido fechamento do túnel. Entretanto, a situação continua a mesma.

Além das cobranças efetuadas em Plenário, o parlamentar se reuniu com os órgãos responsáveis pelo Desenvolvimento Social e pela Segurança Pública. Cobrou medidas efetivas para que a situação da população de rua seja minimizada e que o Código de Posturas seja cumprido. “A Prefeitura, aparelhada com a Secretaria de Desenvolvimento Social, conta com uma equipe de abordagem que oferta e atende às necessidades mais imediatas a esses indivíduos, como promover desde a alimentação até o acesso à ressocialização dos mesmos. Mas somente tal procedimento de abordagem não é suficiente”. Fabrício destacou que se faz necessária uma força-tarefa constante, além da participação da BR Mobilidade no que diz respeito ao túnel, entre outras políticas públicas que visem amenizar essa lamentável situação.

“Essa questão envolve problemas sociais, de saúde e de segurança pública e, apesar da Prefeitura ofertar abrigos, refeições e projetos de ressocialização, ainda há muito a se fazer para mudar esse quadro preocupante e que não para de crescer. Quanto à população, o principal é entender que ajudar É PRECISO, porém da forma correta. Levar alimentos e roupas nos centros de acolhimentos às pessoas em situação de rua e evitar de dar esmolas, é um dos caminhos, pois evita que se crie uma "triste zona de conforto" a essas pessoas”, afirma o vereador.

Chuveiros da Praia

Na fiscalização, o vereador se deparou com uma mulher em situação de rua tomando banho completamente nua, no chuveiro da Orla da Praia. De acordo com munícipes, é comum a presença dela no local. Diante da situação, Fabrício cobrou a presença de uma equipe da Assistência Social e da Saúde para atender a moradora e ofertar atendimento e tratamento. “É uma situação que vem sendo presenciada por todos os munícipes que frequentam o local. É preciso que algo seja feito, pois várias crianças presenciam tal situação diariamente como se fosse algo "normal".

Álbum de Fotos