Inquérito apura medicamentos no AME

Fabrício Cardoso ingressou com uma denúncia no Ministério Público sobre o assunto

Falta de medicamentos é um problema que aflige a população santista. Após diversas cobranças realizadas pelo vereador Fabrício Cardoso (PSB), o Ministério Público (MP) instaurou um Inquérito Civil para apurar a falta de medicamentos e eventuais irregularidades na aquisição, reposição e disponibilização dos mesmos pelo Ambulatório de Especialidades (AME).

Em dezembro do ano passado, após receber diversas reclamações de munícipes a respeito da ausência de remédios no local, o vereador enviou um ofício ao Departamento Regional de Saúde (DRS), solicitando que medidas urgentes fossem tomadas. Numa das denúncias recebidas, o medicamento Sabril, na ocasião, era um dos que estavam em falta.

Segundo o DRS, o medicamento tem aquisição pelo nível central e, na época, foi informado que estavam aguardando o recebimento da grade para regularizar a dispensação do item.

Diante da resposta evasiva, o vereador, através das redes sociais, solicitou aos munícipes que informassem quais os outros itens faltantes no AME, de forma a obter maior embasamento para ingressar com a denúncia no MP, visando a garantia da disponibilização ininterrupta de medicamentos necessários para a preservação da saúde de quem depende desse serviço.

Denúncia no MP

De acordo com o artigo 196, que dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado garanti-la por meio de políticas sociais e econômicas, em março deste ano, o parlamentar protocolizou oficialmente a denúncia no MP, anexando o nome de cada medicamento citado pelos munícipes.

Segundo Fabrício, a parcela que depende diretamente desse serviço público de saúde encontra-se, ainda, refém da burocracia. Além disso, outros fatores como o tempo perdido em trâmites internos de aquisição e reposição postergam ainda mais a chegada do medicamento às mãos dos pacientes.

Assessoria Vereador Fabrício Cardoso

Álbum de Fotos