Incêndio no Museu Nacional é um alerta

Chico diz que caso serve de alerta para a cidade

O vereador Chico Nogueira lamentou o incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O prédio, que completou 200 anos, em 2018, foi tomado pelo fogo, que acabou com o acervo de 20 milhões de ítens mas, felizmente, não deixou vítimas. “Este fato, no entanto, nos serve de alerta. Em situação semelhante, Santos pode não ter a mesma sorte”, disse o vereador, lembrando que diversos prédios públicos da cidade não têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), como os Teatros Coliseu e Guarani, Museu Pelé e Ginásio Rebouças. Em situação igualmente preocupante também estão as escolas estaduais e municipais da cidade.

No início deste ano, reportagens mostraram que ao menos 77 das 81 unidades escolares municipais de Santos estão sem o AVCB; e, pouco antes do início do segundo semestre de 2018, a imprensa local voltou a apontar falhas no sistema de segurança das escolas estaduais da Baixada Santista. Apenas 11 delas tiveram as suas condições de segurança atestadas pelo Corpo de Bombeiros.

"A segurança em lugares públicos, com grande circulação de pessoas é uma questão que deve ser levada a sério.  Ninguém esquece a tragédia que marcou o show da banda Raimundos, no Clube de Regatas Santista, que resultou em 8 mortos e 70 feridos”. O clube não tinha estrutura para receber tanta gente, as saídas do ginásio eram insuficientes e, na hora do tumulto, as vítimas foram pisoteadas. O clube não tinha o AVCB.

O vereador Chico Nogueira encerrou o seu pronunciamento conclamando os seus pares para uma ação unificada."Preparar adequadamente os espaços públicos da cidade e fiscalizar os estabelecimentos privados é um dever da prefeitura e nós, como poder fiscalizador das ações do Executivo, não podemos esperar por uma tragédia. Temos que, juntos, pressionar o governo a tomar providências".

Gabinete vereador Chico Nogueira (PT)

Gisela Kodja
contato: (13) 99637.1010