De acordo com a frequente reclamação dos pais em relação à falta de vagas para matrículas de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, em unidades municipais de ensino, o vereador Fabrício Cardoso (PSB) questionou, na última segunda-feira (16/04), sobre quais atitudes vêm sendo tomadas de modo a reparar o déficit, bem como sobre a possibilidade de novas subvenções.
No ano passado, Fabrício apresentou Requerimento direcionado à Secretaria de Educação sobre a situação em 2017. Como resposta, a secretaria informou que faltavam 362 vagas entre Berçário I e II e Maternal I e II para suprir a demanda existente.
Uma das justificativas da Administração para sanar esse problema seria a entrega da UME Padre Francisco Leite. Entretanto, uma vez que o prédio novo foi entregue e o anterior deixou de funcionar, não houve criação efetiva de vagas nesse equipamento. Outra solução por parte da Prefeitura é a entrega da UME Vila São Jorge, o que ainda não ocorreu.
Dentre os questionamentos feitos, o parlamentar busca saber quantas crianças aguardam nas listas de espera para atendimento nos tipos de ensino berçário I e II, maternal I e II, jardim e pré-escola da educação infantil neste ano e se existem estudos para ampliar a demanda de vagas de modo a atender toda lista de espera.
“Recebo diversas demandas de pais que necessitam dessas vagas. A expectativa era de que a UME Padre Francisco Leite ampliasse o número matrículas, mas isso não ocorreu. Não tem cabimento se conformar com essa situação, sabendo que diversas mães, que necessitam trabalhar, não encontram vagas disponíveis para os pequenos”.