Falta de pediatras em prontos-socorros

Fabrício Cardoso cobrou providências pelo problema

Compartilhe!

3 curtiram
A falta de médicos especializados em Pediatria é um problema que preocupa pais e afeta crianças que dependem do sistema municipal de saúde. Desde o início do ano, por conta do déficit, algumas unidades tiveram que ter o atendimento suspenso em diferentes dias e horários. O vereador Fabrício Cardoso (PSB) percorreu nos últimos dias, os dois prontos-socorros, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Santa Casa para buscar respostas e soluções efetivas para o problema. 

Em requerimento apresentado pelo vereador no ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde admitiu que faltam pediatras e que chamou todos os aprovados no concurso, porém apenas dois compareceram para a homologação. Na nova cobrança feita, Fabrício questionou o porquê de ainda não ter sido realizado concursos públicos ou contratações emergenciais por meio da Lei 650 para suprir a demanda, além de cobrar informações acerca dos salários pagos pela Administração Municipal para especialistas.

“Em visitas às unidades, fui informado pelas coordenações que, na falta dos especialistas, os clínicos são orientados para realizar o primeiro atendimento das crianças e, quando necessário, são encaminhadas à UPA, única unidade com pediatria 24 horas Na semana passada, a UPA precisou contratar de forma emergencial um especialista para dar conta dos atendimentos no período noturno porque os dois prontos-socorros não tinham pediatras. Isso não pode continuar”, destacou o vereador.

O problema registrado nas unidades municipais também sobrecarrega a Santa Casa, que no dia 10/04, precisou suspender o atendimento do Serviço de Emergência Infantil do SUS devido à taxa de ocupação da enfermaria da Pediatria, que excedeu seis vagas ocupadas, além das 50 disponíveis. Os dez leitos de UTI Pediátrica também estavam ocupados.

“Farei em breve, uma Audiência Pública para tratar essa questão em caráter de urgência, tendo em vista que não é um problema exclusivo da nossa Cidade. Nesse encontro, irei convocar representantes da secretaria municipal de saúde, do Estado (DRS-IV) e demais municípios, além do MP, para uma medida seja de fato efetuada.

Álbum de Fotos