Ex-prefeito será homenageado

David Capistrano recebe título póstumo

Compartilhe!

2 curtiram
Atendendo a uma proposição do vereador Chico Nogueira, a Câmara Municipal de Santos concederá Título de Cidadão Santista póstumo ao ex-prefeito David Capistrano da Costa Filho, falecido em 2000, após luta contra o câncer.

A sessão solene será realizada na próxima sexta-feira, 29 de junho, a partir das 19h, no plenário desta Casa Legislativa, localizada à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, no bairro da Vila Nova. Na ocasião, estarão reunidos autoridades, amigos e companheiros do sanitarista, que desempenhou papel  preponderante na história da saúde pública do Brasil.

Capistrano governou a cidade de 1993 a 1996 e sob seu comando, Santos transformou-se em uma das principais referências mundiais na luta contra a AIDS, implantando de forma precursora a distribuição do coquetel de medicamentos anti-retrovirais. Também inovou quando a prefeitura passou a distribuir preservativos e seringas descartáveis para usuários de drogas, medida que hoje faz parte da política nacional de redução de danos aos dependentes químicos. Foi o prefeito santista que conseguiu zerar os indicadores de cárie nas crianças de até cinco anos e fez de Santos o primeiro município do país a criar registro de casos de câncer, para traçar uma estratégia de prevenção e enfrentamento à doença.

Foi ele o responsável pelo fechamento da Casa de Saúde Anchieta - conhecida como a Casa dos Horrores -  decretando o fim das celas fortes, do eletrochoque e desmontando uma estrutura asilar desumana para o tratamento em saúde mental. Com isso, Santos tornou-se a primeira cidade brasileira sem manicômios, impulsionando a reforma psiquiátrica e servindo de exemplo para o Brasil.

"Independente de cores partidárias, a cidade tem que reconhecer o bom trabalho feito pelo ex-prefeito durante a sua atuação como Secretário Municipal de Saúde e administrador da nossa cidade. David Capistrano foi revolucionário, ousado e preciso na solução de problemas que afetam a vida do cidadão. É, portanto,  merecedor de todas as homenagens”, diz o vereador Chico Nogueira, proponente desta homenagem.

Renomado sanitarista, Capistrano foi um quadro importante e líder partidário respeitado, inclusive, por adversários políticos, como o ex-ministro da Saúde José Serra e o cirurgião Adib Jatene que o tinham como um grande e buscaram nele apoio e ideias. David colaborou para a elaboração do texto que deu origem ao capítulo sobre o SUS na Constituição de 1988; foi mentor e articulador da criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); foi o principal incentivador do programa Médico de Família e das Casas de Parto.

Durante 15 anos, David Capistrano da Costa Filho lutou contra a leucemia, que resultou em um problema crônico em seu fígado. Morreu prematuramente, em 10 de novembro de 2000, aos 52 anos.


Assessoria de Imprensa
Gabinete do vereador Chico Nogueira

Gisela Kodja
Assessoria de Imprensa
contato: (13) 99637.1010

Álbum de Fotos