Diagnóstico abrangente para recém nascidos

Parlamentar quer garantir beneficío em maternidades municipais

O vereador Hugo Duppre (PSDB) apresentou proposta na Câmara de Santos, que obriga a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades municipais. Hoje, o procedimento realizado nessas crianças é o ecocardiograma.

Precoce
O projeto busca um diagnóstico abrangente e precoce de cardiopatia congênita em bebês. O exame é indolor e feito na criança após 24 horas do seu nascimento, mas antes da alta hospitalar.

Cuidados
Segundo explicou Duppre, um diagnóstico precoce pode salvar uma vida, “pois, caso tenha algum problema, ele terá de ter cuidados especiais imediatamente após o nascimento, como por exemplo, ficar em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e provavelmente passar por procedimento cirúrgico na primeira semana de vida”, disse.

VEREADOR HUGO DUPPRE     - PSDB