Como controlar o pagamento em dinheiro nos ônibus?

Acordo prevê possibilidade até três vezes ao mês

Curtir

O vereador Zequinha Teixeira (PRP) apresentou requerimento em plenário no qual pede esclarecimentos à Prefeitura sobre a obrigatoriedade de utilização do cartão transporte. Segundo informações publicadas no Diário Oficial de Santos, o passageiro pode pagar com dinheiro até três vezes ao mês.

Segundo o parlamentar, a informação do DO, na edição do último dia 23, gerou dúvidas na população sobre a utilização do cartão de transporte. A matéria, sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, a Viação Piracicabana e o Ministério Público, informa que, em até três oportunidades por mês, os usuários poderão utilizar dinheiro para viajar nos coletivos. Esse controle seria feito por câmeras de monitoramento, segundo o TAC.

Por causa da possibilidade de utilizar dinheiro nos ônibus até três vezes por mês, transtornos envolvendo passageiros e motoristas têm ocorrido nos últimos dias. “Tem motorista que permite a passagem, mas há casos que ele pede para a pessoa descer no próximo ponto”, explica o vereador.

Um dos questionamentos do parlamentar é o modo como será feita a fiscalização das pessoas que já pagaram com dinheiro. “Por dia, milhares de munícipes utilizam o transporte coletivo em Santos. Como será possível hoje comprovar que uma pessoa pagou com dinheiro três vezes? Poderá haver casos em que uma pessoa ultrapasse esse limite”, observa Zequinha Teixeira.

Outra pergunta é saber da Viação Piracicaba qual orientação que os motoristas receberam em relação a aceitar o dinheiro. “A minha preocupação é que voltem a acontecer atrasos nas linhas devido à discussões com motorista para saber se ele aceita ou não o dinheiro”, finaliza Zequinha.

Assessoria do vereador Zequinha Teixeira
Wilson Soares - (13) 9704-4470