Audiência pública realizada pela Comissão de Esportes, Turismo e Lazer (CETL) na quarta-feira, 24 de setembro, discutiu o Plano Municipal do Esporte (PMES). O Plano visa garantir o desenvolvimento contínuo do esporte santista pelos próximos dez anos e foi lançado pela Prefeitura em agosto, numa apresentação que contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Adilson Junior (PP), e de outros vereadores.
Na Câmara, o projeto de lei que institui o PMES (PL 291/2025) está sob análise da CETL, presidida pelo vereador Paulo Miyashiro (Republicanos), e ainda passará pelas comissões de Finanças e Orçamento (CFO) e de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votado em plenário. A expectativa é de que o texto seja promulgado na segunda quinzena de novembro.
O PMES está estruturado em dez diretrizes estratégicas (veja abaixo), elaboradas por um Grupo Técnico de Trabalho multidisciplinar, com a participação de diversas secretarias municipais. A proposta segue as diretrizes do Plano Nacional do Esporte.
Orçamento
“Não adianta fazer esse plano se não houver orçamento; não tem como colocar em prática sem os recursos necessários”, disse o vereador Paulo Miyashiro durante a audiência pública, realizada no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart.
Miyasiro reforçou o compromisso de lutar por maior alocação orçamentária para o Esporte na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, cujo projeto foi entregue à Câmara na última terça-feira, 30 de setembro. “Vamos cobrar, acompanhar, entender qual a porcentagem prevista e defender sempre um valor maior”, acrescentou o vereador. “Quem valoriza o esporte sabe o quanto ele retorna para a sociedade.”
Para o secretário municipal de Esportes, Rogério Sampaio, “o Plano é fundamental para organizar o esporte de Santos e alcançar, ao longo dos próximos dez anos, níveis de desenvolvimento que tragam qualidade de vida, saúde e resultados [nas competições].”
Além de Miyasiro e Sampaio, a mesa da audiência foi composta pelo presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Frederico Monteiro; pelo servidor da Secretaria de Esportes Marcelo de Oliveira Ross e pela ex-secretária de Educação Cristina Barletta. Marcelo e Cristina integraram o Grupo Técnico de Trabalho que elaborou o PMES.
As 10 diretrizes estratégicas do Plano Municipal do Esporte (2026-2035)
Assista à íntegra da Audiência.