A Câmara Municipal solicitou ao Executivo, informações acerca dos cuidados com os ninhos de pássaros durante o serviço de poda das árvores e, ainda, se a Secretaria do Meio Ambiente realiza censo da fauna urbana de pássaros nativa e migratória no município. O requerimento foi apresentado na quinta-feira (24), e motivado pelas queixas de munícipes em relação à presença de ninhos podadas.
Principalmente no período em que antecede a primavera, algumas espécies de aves se reproduzem e constroem seus ninhos nas copas frondosas das árvores. Portanto, além do manejo correto dos vegetais, há a necessidade de cuidado com a fauna que habita esses espaços naturais para reprodução, em especial os pássaros.
"Por esse motivo, a equipe técnica que realiza o procedimento de poda precisa observar a presença de ninhos ou criadouros de animais nos galhos a serem retirados", afirma o vereador Fabrício Cardoso, autor do requerimento.
O tema também embasou a apresentação de um Projeto de Lei Complementar, apresentado pelo parlamentar no mesmo dia, que acrescenta um inciso na Lei 973/2017, que dispõe sobre o manejo da vegetação de porte arbóreo. O PLC será avaliado pelas comissões da Câmara e depois dos pareceres, seguirá para discussão dos vereadores em Plenário.