Câmara Municipal de Santos apoia FÓRUM DE DEBATE PORTO X CIDADE

Discussão construtiva sobre as mudanças no zoneamento do Porto de Santos e o seu impacto ambiental

A Câmara Municipal de Santos através da sua Mesa Diretora, aprovou no último dia 31 de outubro a Moção de Apoio ao FÓRUM DE DEBATE PORTO X CIDADE. Sobre o tema: “CIDADE QUE TEMOS E PORTO QUE QUEREMOS“. O evento será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2019, das 13:00 às 17:00 horas no Mendes Convention Center Santos.

A Cidade que Temos e o Porto que Queremos é promovido pela Fundação Settaport (Fundação do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo), pelo Fórum Cidadania de Santos, pelo Fórum Cidadania de Guarujá e pela Associação dos Moradores da Ponta da Praia.

A iniciativa da Moção de Apoio (0050/2019) é do vereador Francisco Nogueira do PT. “Será realizado Um importante debate sobre as mudanças pretendidas pela Autoridade Portuária para o zoneamento do Porto de Santos e seus impactos no meio ambiente e também no desenvolvimento socioeconômico da Baixada Santista”, explica o vereador.

Para os organizadores, o debate qualificado sobre o futuro do Porto de Santos é de vital importância para a Baixada Santista, dado que o complexo portuário é o principal responsável pela geração de emprego e renda na região e está abraçado pela malha urbana, ou seja, a maior das operações portuárias existentes e futuras impactam diretamente o meio ambiente e a saúde de milhares de pessoas.

“A Autoridade Portuária manifestou publicamente diversas vezes a intenção de, neste novo zoneamento, intensificar operações de movimentação de grãos e fertilizantes a granel na região da Ponta da Praia, o que é extremamente preocupante, pois agrava problemas ambientais sérios para os moradores daquela área. Além disso, vai piorar a situação do emprego no Porto de Santos, já que essas atividades não empregam muitos trabalhadores e estão sendo privilegiadas em detrimento de áreas de movimentação de contêineres, que hoje geram a maior parte dos empregos no Porto”, afirma Francisco Nogueira, presidente do Settaport e vereador em Santos.

Fique por dentro do legislativo santista em nossas redes sociais:

Álbum de Fotos