Câmara instala Comissão do Verde

Grupo vai tratar da vegetação da cidade

A comissão, presidida pelo vereador Hugo Duppre (PSDB) vai tratar de questões relativas à manutenção, preservação e ampliação das áreas verdes localizadas em parques, praças e vias da cidade de Santos.

De acordo com Hugo Duppre, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) vai permitir que cidadãos, entidades civis, como organizações não governamentais, participem de um amplo debate sobre a questão do Verde Urbano.

Recentemente, a Diretoria para o clima da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que, pela primeira vez na história, a concentração de dióxido de carbono, CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, superou 400 partes por milhão na atmosfera. Um risco para a saúde de todos os seres vivos.

“Em Santos, vivemos um momento crítico na questão do verde urbano por falta de áreas verdes. Todos sabem que a vegetação melhora o clima e a qualidade atmosférica como um todo, ao capturar gases no processo de fotossíntese”, afirma Duppre.

Para Duppre, a CEV vai ser uma grande oportunidade para a cidade discutir formas para garantir áreas verdes para as atuais e futuras gerações. “Temas como melhora nas podas, nas espécies plantadas e a garantia de novas áreas verdes serão abordados com profundidade pela CEV”, argumenta o vereador.

Duppre recorda também que estudo recente da Unisanta apontou a existência de menos de um metro quadrado de área verde por habitante em diversos bairros de Santos, quando o ideal é uma relação quinze vezes maior, conforme sugestão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda segundo Duppre, o estudo aponta Santos, como um todo, no limite desta relação, com 13 metros quadrados para cada habitante. Mas o número sugere um quadro totalmente diferente da realidade.

“Esse cálculo inclui os Morros, verdadeiros pulmões, como salienta o próprio estudo. Por esse motivo, existe uma distorção. Bairros da Orla e da Zona Noroeste, principalmente, têm índices inferiores a um metro quadrado por habitante, como Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia”, afirma. “Isso ocorre por causa da forte verticalização vivida nesses locais”, diz Duppre. “Por outro lado, não houve uma contrapartida na criação de áreas verdes e arborização nas vias desses bairros”, constata.

Para Duppre, a CEV vai servir também para a discussão e implantação de um sistema de medição da poluição atmosférica em Santos. “Todos presenciamos a grande quantidade de veículos nas ruas e avenidas e temos que garantir formas para minimizar os danos trazidos pelos poluentes ao nosso cotidiano”.

Assessoria do vereador Hugo Duppre
Flávio Leal