Câmara de Santos homenageia a filósofa Djamila Ribeiro

A mulher negra, filósofa, feminista, escritora e acadêmica, Djamila Ribeiro, foi homenageada, no dia 14, na Câmara Municipal de Santos. Ela recebeu a medalha de honra ao mérito Braz Cubas, maior honraria para quem nasce na cidade de Santos.

Ribeiro é graduada em Filosofia e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. Autora dos livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno manual antirracista”, todos com traduções para diversos idiomas.

Chico Nogueira (PT), autor da propositura que concedeu a honraria, comentou: “Sua biografia é vasta e muito nos orgulha. O alcance de suas obras transcendeu fronteiras. Djamila é respeitada pelos mais diversos espectros políticos. Uma carreira escrita com a mais valorosa tinta de credibilidade, onde as mulheres negras se sentem pertencentes e bem representadas”.

Currículo - Djamila é Professora convidada do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC; colunista do jornal Folha de S. Paulo; considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC inglesa; vencedora, em 2020, do Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário brasileiro, na categoria Ciências Humanas, pelo Pequeno Manual Antirracista; foi secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, em 2016, durante a gestão de Fernando Haddad.

Álbum de Fotos