Câmara cobra direitos e dignidade para idosos em instituições

Requerimento foi encaminhado à SEVISA

Após tomar conhecimento de irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária durante fiscalização numa Instituição de Longa Permanência para Idosos, a Câmara de Santos encaminhou questionamento à Secretaria de Vigilância Sanitária (SEVISA) para entender como e com qual frequência esses locais são fiscalizados, quantas foram autuadas e se as irregularidades foram sanadas.

O documento solicita também o número de residências desse tipo na cidade e a quantidade de idosos nelas residentes, destacando que as instituições precisam estar de acordo com regulamentações da ANVISA, garantindo a preservação de direitos e de dignidade dos idosos.

A fiscalização aconteceu no dia 05 de maio e a instituição foi multada em R$ 20 mil e obrigada a readequar as irregularidades identificadas. O vereador Fabrício Cardoso, autor da propositura, informou que “ausência de barras de apoio nos sanitários, falta de manutenção na luz de vigília, problemas de organização e limpeza, número de camas menor do que o número de idosos, entre outras, foram as falhas encontradas na fiscalização".

Cândido Gonzalez

fotógrafo