Câmara aprova Projeto que estimula cultura periférica

Posteres rasgados

br.freepik.com

Foi aprovado, nesta terça-feira (18), durante a 62ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei 204/2021, que estimula a cultura periférica na nossa cidade.Com isso, fica reconhecido o hip hop, rap, funk, pagode, samba, reggae, arte urbana, grafite, narrativas de modo de vida e outras expressões artísticas identitárias típicas das periferias.

A chamada cultura periférica ou arte de periferia é composta de um conjunto de ações, tais como saraus com poetas e escritores moradores desses bairros, produções de audiovisual, músicas, grafites, danças, cortejos e batucadas, que apontam para outro imaginário simbólico desses locais. Suas manifestações culturais desenvolvidas por moradores locais são uma forma de movimentar a economia das comunidades e de oferecer alternativas para o futuro da juventude. Como vetor socioeconômico, possibilita concretizar a manutenção da vida dos jovens, levando muitos às universidades.

“A cultura é fundamental para o desenvolvimento do cidadão. Ressaltar as nossas identidades e a diversidade periférica traz o protagonismo ao povo”, salienta o vereador Chico Nogueira, que é autor do projeto.

O objetivo é fomentar todos esses segmentos da cultura nos bairros e comunidades de Santos, angariar recursos e valorizar os profissionais culturais. O projeto também enfatiza a punição, pelas leis já em vigor, de qualquer tipo de discriminação social, racial e cultural contra as expressões artísticas das periferias.

Álbum de Fotos