Câmara aprova abaixadores de língua embalados

A novidade evitará contaminação por bactéria

Graças a um projeto de lei complementar apresentado pelo Vereador Fabrício Cardoso (PSB) a população santista poderá contar com a utilização de abaixadores de língua embalados individualmente nas unidades municipais de saúde. A novidade, já implantada em algumas clínicas e hospitais particulares, evitará a contaminação do paciente por bactérias que podem estar presentes no conhecido "palito".

O vereador Fabrício declarou que recebeu a aprovação da propositura com muita alegria porque é fruto de um trabalho sério, apresentado em 2014, quando assumiu por curto período uma cadeira como suplente.

A ideia do projeto, que terá baixo custo para o Município, mas trará segurança aos exames dos pacientes, surgiu quando o parlamentar visitou várias unidades de saúde, verificando que os abaixadores de língua ficam acondicionados em potes, expostos à poeira, insetos e sujeitos a qualquer manuseio sem o devido cuidado.

O parlamentar consultou um profissional da área médica e foi orientado a apresentar o projeto porque mesmo com tantas tecnologias e inovações na Medicina, o abaixador de língua não se tornou obsoleto, sendo utilizado em ampla escala e sua proteção com embalagens individuais deverá ser um diferencial nos atendimentos.

O projeto foi aprovado por unanimidade ontem (06/02) na Câmara de Santos e seguirá para análise do prefeito.

Assessoria do Vereador Fabrício Cardoso PSB
Liliam Fernandes MTB 16.186