Audiência Pública apresentou os projetos das calçadas do BNH e Praça do SESC

Obras tem previsão para começar no primeiro semestre de 2017

O vereador Zequinha Teixeira (PSD) realizou, em 29 de março, audiência pública no SESC para tratar da revitalização da Praça Ribeiro de Moraes e Silva (Praça do Sesc) e a reconstrução dos passeios públicos da Rua Vergueiro Steidel, no trecho do conjunto Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, popular BNH. O encontro contou com a presença do Secretário Adjunto da SIEDI Eng. Nilson Piedade Barreiro, Secretário Adjunto da SEDURB Glaucus Farinello, Sergio Del Bel Secretário de Segurança, Sargento da Polícia Militar Mario Sérgio Martins, Ronaldo Santiago Chefe do Departamento de Fiscalização e o engenheiro civil da SIEDI Victor de Oliveira Gomes. O vereador Braz Antunes (PSD) também compareceu ao encontro.

Sobre as calçadas do BNH Zequinha Teixeira apresentou um vídeo com o atual estado dos passeios, intransitáveis e repleto de obstáculos. Após a apresentação, os membros da Prefeitura de Santos divulgaram o projeto dos novos passeios, totalmente acessíveis e responderam aos diversos questionamentos da plateia.

Um dos principais pontos de dúvida da população foi à questão se haverá retirada das árvores e da qualidade do piso. Nilson explicou que as árvores não serão retiradas, embora possa ocorrer de serem substituídas de um local para outro a fim de facilitar o passeio. Sobre o piso, ele será o mesmo utilizado pela prefeitura em outros locais da cidade como no Conjunto Habitacional Jaú. O tempo de execução da obra está avaliado em dois meses, podendo ser entregue no final do primeiro semestre.

PRAÇA – O outro tema do encontro foi à reforma da Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva. A obra foi orçada em R$ 2,9 milhões e a verba vem do governo do Estado através do DADE. O Executivo mostrou o modelo de como ficará a praça que contará com novos pisos, nivelamento, paisagismo, uma nova cobertura e mesas para jogos e carteado. Além disso, será feita uma travessia elevada que vai integrar o SESC a praça. Será construída uma academia ao ar livre, pista para ciclovia e cooper e um novo ponto da Bike Santos, além de nova iluminação. Questionado sobre o espaço destinado aos animais, a prefeitura informou que continuará no local e receberá pequenas intervenções de acesso.

Um dos pontos de maior debate na audiência foi à necessidade de construção de banheiro fixo na praça. O projeto inicial conta com a instalação, porém boa parte dos presentes se pronunciaram contra. “Por isso é importante o encontro, pois devido a esse questionamento teremos tempo para poder alterar o projeto antes que comecem as reformas”, comentou Zequinha.

O parlamentar se comprometeu a ajudar o Executivo em apresentar emendas parlamentares para instalação de câmeras de segurança na Praça “Assim que o secretário Del Bel me passar o orçamento, nós sentaremos e iremos avaliar o que pode ser feito na área da segurança”. A obra completa na praça tem previsão para começar dia 10 de abril, podendo durar seis meses a conclusão.

O vereador Zequinha Teixeira ficou satisfeito com a audiência “Podemos perceber que a população da Aparecida é a favor das reformas e deu sua opinião para melhorar ainda mais estes projetos. Isso é de grande importância, pois ajuda o Poder Executivo a entender melhor as características e necessidades dos moradores do bairro”, finalizou.

Assessoria de Comunicação - Zequinha Teixeira
Leonardo Dias - MTB 47562/SP