Para ouvir os moradores da Vila Gilda sobre o atendimento às vítimas dos dois incêndios que atingiram a comunidade no mês passado, a Câmara de Santos realizou audiência pública externa nesta quarta-feira, 3 de setembro. O encontro aconteceu na própria comunidade e lotou o auditório do Instituto Arte no Dique com a presença de cerca de 120 moradores.
A audiência discutiu os serviços de assistência social, as operações policiais e a necessidade de um plano emergencial para contenção de incêndios. Os principais questionamentos dos moradores foram sobre falhas no cadastro de pessoas afetadas pelos incêndios e problemas de funcionamento nos hidrantes.
O vereador Chico Nogueira (PT), que convocou e presidiu a audiência, explicou o trabalho de fiscalização feito pelo Legislativo, falou sobre os requerimentos de informações ao Executivo e afirmou estar em contato com o governo federal para trazer novos investimentos ao município e acabar com o crônico problema das palafitas.
A audiência contou também com a participação do promotor de justiça Adriano Andrade, da coordenadora de regularização fundiária da Prefeitura de Santos Carla Pupin, e de Marcelo Ignácio, representante da Subprefeitura da Zona Noroeste. Eles responderam sobre direitos sociais, reurbanização e projetos habitacionais.