Indicação foi apresentada nesta semana e encaminhada ao Executivo

Compartilhe!

2 curtiram
Indicação foi apresentada nesta semana e encaminhada ao Executivo


 
A Câmara de Santos sugeriu que a Prefeitura adquira unidades do ventilador pulmonar emergencial, desenvolvido pelos engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP, para suprir a necessidade de respiradores nas unidades de saúde durante a pandemia de coronavírus no Município. A indicação foi apresentada nesta semana e encaminhada ao Executivo.

De acordo com os pesquisadores, o ventilador pulmonar pode ser produzido em até 2 horas e custar cerca de R$ 1 mil. Já o preço dos ventiladores convencionais é de R$ 15 mil ou mais. O aparelho foi aprovado nas testagens técnicas e agora aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O vereador Fabrício Cardoso, autor da propositura, acredita que a aquisição seria benéfica em caso de necessidade de novos leitos no Município.

"O curto tempo de produção dos ventiladores pulmonares pode diminuir o risco dos eventuais novos leitos ficarem sem respiradores. Além disso, o custo-benefício para a Prefeitura seria muito bom, tendo em vista que os aparelhos médicos custam caro e muitos estão com preço acima do mercado nesse momento de pandemia".

Cardoso argumenta que a instalação de novos leitos e respiradores deve ser cogitada devido o crescente número de casos de covid-19. Em entrevista aos veículos de comunicação, o Secretário de Saúde, Fábio Ferraz, informou que é perceptível um gráfico crescente da doença em Santos, sendo o crescimento diário de 2% a 3% de pacientes internados. Já são 55% dos leitos para tratamento de Covid-19 ocupados no Município, incluindo rede pública e particular.

Álbum de Fotos