Vereadores apresentam ações

Frente parlamentar da Saúde

Compartilhe!

Curtir
Representada por cinco vereadores, a Frente Parlamentar da Saúde da Baixada Santista e Vale do Ribeira reuniu-se esta semana (3 de junho), em Brasília, com o ministro da Saúde Arthur Chioro. O objetivo do encontro foi expor a lógica das ações regionais da Saúde e comunicar ao chefe da pasta a formalização da Frente.

Estiveram presentes o presidente da Comissão de Saúde da Uvebs e idealizador da Frente Parlamentar, vereador Dr. Evaldo Stanislau (PT-Santos); o presidente da Uvebs,  vereador Rafael Redó (DEM – Mongaguá);  além dos vereadores Elisabeth Dott Consolo (DEM-Bertioga);  Tiago Rodrigues Cervantes (PSDB-Itanhaém) e  Cláudio Arena (PRP-Mongaguá).

Originalmente o encontro estava marcado para o dia 11 de maio, mas em função de compromisso do ministro com a  presidente Dilma Roussef, foi adiado, fato que impediu a presença de diversos vereadores dos municípios da região, participantes da Frente. Na data original, estava prevista a presença de cerca de 20 parlamentares.

Uma primeira ação já foi definida, de forma unânime, pelos vereadores: amparar e apoiar o conceito de implantação do Hospital Regional de São Vicente. Foi pactuado que a Frente ajudará na interlocução com o Governo do Estado no sentido de que o Executivo Estadual se sensibilize e faça a programação orçamentária para que a implantação do hospital regional saia do papel e se torne realidade.

A respeito, o ministro da Saúde renovou o compromisso de fazer a programação orçamentária para ajudar a equipar  e custear o hospital. Foi transmitido ao ministro Chioro o perfil das questões de Saúde relativas a cada município da região, dentro do conceito de que  cada cidade  precisa ter seus equipamentos, dentro das suas necessidades próprias.

Agenda
No dia 16 de junho haverá ação programada do Ministério da Saúde com os secretários municipais de Saúde da região, na Universidade Santa Cecília, às 9h30. Representantes da Frente Parlamentar participarão do evento. Na ocasião, será construída a agenda da Frente junto ao Ministério. O evento discutirá ainda o programa Mais Médicos.



Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890