Vereadora articula manutenção de posto da SPU em Santos

A unidade corre o risco de se tornar apenas um balcão de protocolo

1 curtiu
A vereadora Telma de Souza (PT) articula a manutenção dos serviços do escritório regional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que fica em Santos. Para a parlamentar, a provável perda de poder da unidade, planejada pelo governo Temer, prejudicará toda a Baixada Santista, especialmente por concentrar os processos que envolvem laudêmio.

O risco de redução das atividades da SPU em Santos foi alertado a Telma pelos próprios funcionários. Segundo eles, os principais processos serão feitos pela unidade estadual, que fica em São Paulo, tornando o posto regional apenas em um balcão de protocolo.

"A SPU em Santos é uma garantia de que os processos serão tocados com o respeito que o cidadão de Santos e Região Metropolitana merecem, com mais agilidade e conhecimento das características regionais. Manter só o serviço de protocolo será uma falha grave do atual governo federal", afirma a vereadora.

O escritório da SPU em Santos arrecada 35% de toda a captação estadual do órgão. Por ano, são realizadas 2 mil transferências de imóveis, 400 procurações de gestão patrimonial, 50 de regularização fundiária e 400 respostas aos órgãos de controle. Por dia, são atendidas 60 pessoas.

Telma manteve contatos com o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) para pedir a intervenção junto à presidência da SPU e ao Ministério do Planejamento, no sentido de garantir a manutenção dos serviços e dos 15 servidores locais. Em conversa com representantes dos órgãos, o parlamentar obteve a confirmação de que a unidade permanecerá funcionando na região.

Assessoria de imprensa - Vereadora Telma de Souza (PT)