Vereador tem 56 emendas à LDO aprovadas

Saúde e direito das pessoas com deficiência são destaques

Vereador que apresentou o maior número de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o líder do PT Evaldo Stanislau concentrou suas propostas  nas áreas da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência.

De um total de 317 emendas apresentadas e aprovadas pela Câmara Municipal, 56 são de autoria do vereador Evaldo. “Minha principal preocupação foi incluir como prioridade ações e serviços que a Municipalidade não está oferecendo nem executando, apesar de toda a carga de necessidade que estes temas representam”, comenta o parlamentar.

Um dos pontos considerados fundamentais pelo vereador é a criação de um Núcleo de apoio ao portador de doenças crônicas, objetivando o atendimento a pacientes do SUS. Na visão do líder do PT, estas pessoas precisam de orientação de enfermeiras, farmacêuticos e assistentes sociais, para, entre outras coisas, a obtenção de medicamentos especiais ou de alto custo, bem como os demais insumos fornecidos pelo SUS. Alguns exemplos são as hepatites, as doenças neurológicas e autoimunes.

As questões que falam do atendimento aos portadores de hepatites e da realização de transplantes de fígado em Santos foram destacadas pelo parlamentar dentro da melhoria necessária da abordagem e do tratamento adequado aos portadores de hepatites. “Os hepatopatas precisam ainda contar com um núcleo de atendimento emergencial, ponto que também foi transformado em emenda, com acesso a endoscopia e procedimentos terapêuticos e endovasculares. Quanto aos transplantes, temos condições de realizar os procedimentos aqui mesmo, sem que os pacientes tenham de recorrer a São Paulo. Para tanto, precisa existir a vontade política de implantar este serviço”. O vereador defende ainda a ampliação da captação de órgãos para transplante e ações educativas a respeito.

As hepatites mereceram atenção especial do vereador, que aponta também  a  necessidade de capacitação dos profissionais que trabalham no atendimento aos portadores. Para o parlamentar, que é médico infectologista, o município precisa adquirir equipamentos que permitam a ampliação do atendimento, como é o caso do Fibroscam, que efetua a elastografia hepática, método para medir a fibrose do fígado de forma não invasiva e que, em muitas casos, substitui a biópsia. “Assim como em diversas outras áreas da Medicina, Santos tem todas as condições para implantar serviços de excelência, que sirvam de referência, na questão das hepatites.

Sala de situação e vacinação
Para acompanhar em tempo real as ocorrências que possam trazer risco à população, o líder do PT propõe a criação de uma sala de situação, uma central de inteligência para monitorar as ações de vigilância e deflagrar protocolos. Além disso, propõe treinamento e manutenção para um sistema de alerta para catástrofes e epidemias; aplicação de vacinas complementares
ao Programa Nacional de Vacinação, incluindo a vacinação contra HPV em adolescentes e outras; instalação de leitos de isolamento efetivo.

Ainda na Saúde, Evaldo propõe a criação dos núcleos de Pesquisa Clínica e Incentivo à Capacitação Profissional; de procedimentos invasivos e feridas; para doenças degradantes; de fisioterapia de alto nível; de apoio ao portadores de doenças crônicas.

Outras emendas visam a expansão do atendimento domiciliar; a prevenção da gestação em usuárias de drogas; aumento das equipes da Estratégia de Saúde da Família; incremento do atendimento de saúde bucal incluindo próteses; implantação de diagnose em imagem; a capacitação de todos os profissionais de saúde no atendimento de urgências e emergências; informatização das unidades de Saúde, possibilitando resultados laboratoriais em tempo real;
e implantação de UTIs móveis dotadas de ventiladores pulmonares de alta capacidade, entre outras.

Pessoas com deficiência
Todos os equipamentos de Saúde, Educação e Assistência Social do município devem contar com acessibilidade universal. Este é o teor de uma das emendas apresentadas pelo vereador Evaldo relativas às pessoas com deficiência. Para melhorar as condições de inclusão, outra emenda fala da implantação de cuidador educacional na educação inclusiva, para atendimento dos alunos com deficiência nas escolas regulares.

Outros pontos importantes incluídos nas emendas são:  fixação de intérpretes de libras para atendimento aos alunos surdos; residências inclusivas e centros dia; acolhimento institucional para pessoas com deficiência no âmbito do SUAS; implantação de unidades-referência de Saúde para pessoas com deficiência; e treinamento específico a médicos e demais
profissionais da Saúde para atendimento adequado às pessoas com deficiência.

Transparência
Uma emenda importante apresentada pelo vereador Evaldo Stanislau visa ampliar os instrumentos de controle, garantindo mais transparência às ações administrativas municipais e o acesso à informação pelos cidadãos. Ainda na área de tecnologia da informação, o parlamentar propõe a reserva de recursos para ampliar o acesso gratuito e sem fio à Internet.

Meio ambiente
Na área ambiental, o vereador apresentou ainda emendas que tratam da utilização de combustíveis alternativas nos ônibus urbanos, da ampliação do número de bicicletários, do apoio às cooperativas de reciclagem de resíduos e do cumprimento do plano municipal de resíduos sólidos.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo