Vereador sugere cinzeiro público

Equipamento pode ser instalado em postes

Compartilhe!

Curtir
O vereador professor Kenny (DEM) indicou ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a realização de estudo para instalar cinzeiros públicos (bituqueiras) na cidade a fim de evitar a poluição por pontas de cigarro.

Ao falar da ideia, na sessão da Câmara da quinta-feira (14 de fevereiro), apresentou um protótipo simples, prático e de fácil instalação: um cano galvanizado entre 30 e 60 centímetros, com um orifício circular para depositar a bituca de cigarro, que pode facilmente ser afixado em qualquer poste de placa de sinalização.

No Brasil são consumidos cerca de 140 bilhões de cigarros por ano, e muito disso vai parar nas vias públicas, entupindo bueiros ou sendo arrastados pelo sistema de galerias pluviais das cidades para os oceanos. Outro modo é quando o fumante desavisado joga este microlixo na própria areia da praia.

Uma bituca de cigarro, demora de 2 a 5 anos para se decompor, além de retirar o oxigênio da água  e causar a morte de animais marinhos. Os restos de cigarro são lixo, inclusive com substâncias tóxicas.

“Em quase todas as esquinas temos postes metálicos pequenos que suportam placas de direção, sinais de pare, placas com nomes de ruas e sinais de pedestres. Esta bituqueira é feita exatamente para ser afixada nestes postes metálicos”, explicou o vereador.

A iniciativa das bituqueiras vem somar-se aos projetos "Adote uma Lixeira" e o de lei para multar quem jogar lixo no chão, também de autoria do parlamentar.

Assessoria do vereador Kenny Mendes
professorkenny@camaradesantos.sp.gov.br
(13) 3219-5126