Vereador sugere bolsas de estudo

Doutores do futuro atuariam na Saúde do município

Curtir
O vereador professor Kenny (DEM) indicou, na sessão da Câmara de 5 de setembro, à Prefeitura de Santos o Programa  “Doutores do Futuro”. O conceito é que alunos da rede pública com talento para os estudos e vocação para a medicina recebam bolsas de estudo da Prefeitura para cursar a faculdade de ciências médicas. E, ao se formar, reservariam algumas horas semanais para prestar serviço na nossa rede pública de saúde.

Para Kenny, as soluções para o atendimento da demanda de profissionais de saúde, notadamente médicos, devem ser buscadas em projetos estratégicos de longo prazo, que garantam o equilíbrio entre oferta e procura de profissionais na comunidade, com humanização no atendimento e valorização profissional.

Por isso, o número de bolsas a ser concedido deverá levar em conta a demanda atual e futura de médicos para a municipalidade, considerando o tempo investido para a formação do médico, que é no mínimo de oito anos, podendo chegar a 11 anos.

Kenny explica que o projeto “Doutores do Futuro” cria reflexos positivos em vários setores. No Ensino Médio, os alunos se dedicariam mais para conseguir melhores notas e assim desfrutar destas bolsas.

Na área social, estudantes especialmente de comunidades carentes, teriam seu futuro e o de suas famílias mudado ao se tornarem médicos e atuarem em suas próprias comunidades, tratando aqueles que conhecem desde a infância, humanizando o atendimento.

Outro benefício seria que boa parte do orçamento destinado aos salários na área de Saúde - que é de mais de R$ 300 milhões anuais em nosso Município, estaria livre para ser investida em ampliação de policlínicas, medicamentos, aparelhagem e novos tratamentos.

O “Doutores do Futuro” é uma proposta de campanha do vereador professor Kenny e um de seus principais projetos na área da Saúde. E, como sempre, Kenny realizou encontro com integrantes do Governo de Santos para alinhavar a proposta. Por isso, ele tem expectativas positivas que o prefeito irá implantar o projeto.

Assessoria do vereador Professor Kenny