Vereador solicita informações sobre dragagem da bacia

Assunto será debatido na sessão ordinária do dia 30 de março

Curtir
Buscando apurar denúncias de irregularidades na dragagem da bacia de evolução do Rio Piaçaguera, o vereador santista Rui De Rosis (PMDB) apresentou requerimento na sessão da última segunda-feira (27/03), realizando inúmeros questionamentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Companhia DOCAS do Estado de São Paulo – CODESP e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. A propositura foi adiada em plenário e deverá ser debatida na sessão ordinária seguinte, do dia 30 de março.

No requerimento, De Rosis falou sobre o possível despejo de detritos contaminados no polígono de disposição oceânico da CODESP. "Essa obra de dragagem, ao que tudo indica, passou pelo crivo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos. Entretanto, o procedimento, tanto para aprovação em âmbito municipal, como Estadual (CETESB) e Federal (CODESP), encontra-se eivado de diversas contradições e incertezas".

Recentemente, a Câmara Municipal de Guarujá também apresentou requerimento de informações, questionando o despejo de detritos altamente contaminados da dragagem da Bacia.  "Santos já sofre muito com a questão da balneabilidade das praias e não precisamos de mais um fato novo que comprometa definitivamente nossas praias".

O requerimento segue com cópia para diversas autoridades, entre elas o Governador do Estado, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, além dos Consulados do Canadá e do Japão, países de origem da empresa responsável pela dragagem.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Comunição (MTB 40.248)
e-mail: lucinaira@hotmail.com