Vereador recebe homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

Parlamentar representou academia Academia Shoryn-Ryu

1 curtiu
O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim e o professor Masahiro Shinzato, ambos de Santos, foram alguns dos homenageados e representantes da Academia Shoryn-Ryu do Brasil, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em prol dos relevantes serviços prestados ao esporte, em especial às artes marciais.

Eles também receberam diplomas de Dr. Honoris Causa em Artes Marciais da Universidade da Flórida (EUA). A solenidade foi realizada na noite de sexta-feira, no auditório Franco Montoro, na Capital, reunindo mais de mil pessoas entre mestres de várias artes marciais, autoridades e convidados em geral.

A honraria ocorreu durante o lançamento do livro “Grandes Mestres das Artes Marciais do Brasil” de autoria de Fábio Bueno e José Augusto Maciel Torres. Considerado uma das principais fontes de consulta sobre o trabalho de educadores dessas artes no Brasil, o livro contabiliza mais de 900 biografias de grandes mestres dessas modalidades nacionais e internacionais. Entre as modalidades constam Karatê, Brazilian Jiu Jitsu, Hapkido, Capoeira, Judô, kung Fu e outras.

Biografias

As biografias do vereador Banha, mestre de Karatê e faixa preta 5º dan; e dos mestres Masahiro Shinzato (faixa preta 9º dan, o maior das Américas); e de Yoshihide Shinzato, 10º dan (in memorium) estão inseridas nesta publicação.

No caso específico de Banha, que aprendeu todas as técnicas dessa arte marcial, quando foi aluno do renomado Mestre Shinzato, a homenagem vem em razão de sua trajetória no esporte até a promulgação de uma lei de sua autoria como parlamentar (Lei municipal 2443 de janeiro de 2007 do Karatê Comunitário). A lei objetiva retirar crianças e adolescentes ociosas das ruas para serem inseridas na doutrina do Karatê em aulas gratuitas promovidas em escolas, igrejas, associações etc.., contribuindo para o melhor preparo esportivo e formação moral e espiritual.

Na sessão solene, ambos foram agraciados com medalhas, livro da biografia dos Grandes Mestres e diplomas de Doutor Honoris Causa em Artes Marciais e Certificados de Honra conferidos pela Erich Fromm World University State of Florida (Estados Unidos).

O professor Masahiro ressaltou que as homenagens na Assembleia Legislativa são “provas de reconhecimento pelo trabalho realizado pelos Mestres da modalidade tanto na Academia Shoryn–Ryu como nos projetos sociais, em especial, de Banha, que teve atuação decisiva como parlamentar para difundir o karatê junto à comunidade mais carente”.

Edson Brito
Assessoria de Imprensa de Comunicação do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim