Vereador questiona translado de paciente em óbito fora do município

Lincoln Reis (PL) apresentou requerimento ao Governo do Estado

Vereador questiona translado de paciente em óbito fora do município

Compartilhe!

2 curtiram
Lincoln Reis (PL) apresentou ontem (27 de junho) na Câmara de Santos requerimento ao Governo do Estado questionando de quem é a obrigação de disponibilizar translado do corpo do paciente falecido em outra cidade em vaga fornecida pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), que coordena as ações voltadas à regulação do acesso à área hospitalar e ambulatorial no Estado de São Paulo.


O requerimento foi apresentado porque o vereador descobriu que, na prática, quando um paciente é internado em outro Município através do CROSS e vem a óbito, as despesas ficam por conta da família.

“Muitas vezes as famílias sequer têm condições de arcar com os altos custos do translado, causando constrangimento e situações humilhantes nesta hora tão dolorosa.”, sensibilizou-se Lincoln.

Lincoln apurou que a falta de clareza das obrigações do Estado e das prefeituras deixa a população refém em um momento muito difícil e doloroso.

Por isso, o vereador também quer saber por que não existe protocolo para se informar e orientar as famílias destes pacientes falecidos em outros municípios a fim de garantir o direito ao translado do corpo.


VEREADOR PEDE APOIO A DEPUTADOS  -  Lincoln esteve presente à Audiência Pública "Desafios e Regras no Sistema CROSS, realizada na Câmara de Santos na manhã de 28 de junho e entregou cópia de seu requerimento aos deputados estaduais Caio França (PSB) e Paulo Corrêa Jr (Patri), respectivamente coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa Da Baixada Santista e da Frente Parlamentar em Prol de Melhorias no Sistema de Saúde da Baixada Santista.




Gilda Lima | Assessora de imprensa
Gabinete do vereador
Lincoln Reis (PR)
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1- 1o. andar - sala 8
11013 - 360 - Santos – SP
Telefone: (13) 3201-4199 / (13) 98177-7518 

Álbum de Fotos