Vereador quer serviço de cirurgia e transplante de fígados

Ele sugere parceria com os governos federal e estadual

Santos necessita com urgência da implantação de um serviço de cirurgia e transplante de fígado. O alerta é do vereador Evaldo Stanislau, que é médico e atua há vários anos no tratamento de portadores de Hepatite C, que em sua forma mais avançada leva à cirrose hepática e ao câncer de fígado. Para viabilizar a criação da unidade num dos hospitais de alta complexidade da cidade credenciados pelo SUS, o líder da bancada do PT na Câmara de Santos apela ao Governo Municipal para que celebre, em caráter emergencial, uma parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

“É significativo o aumento do número de pacientes que evoluem para a forma crônica da Hepatite C, onde o transplante é a única alternativa. Hoje, estas pessoas são obrigadas a buscar atendimento em São Paulo e até em outros estados”, enfatiza o parlamentar. Outra necessidade identificada pelo vereador é o aumento dos portadores da doença que precisam recorrer aos serviços de emergência em razão dos efeitos da cirrose hepática.

Diante desta constatação, o petista propõe um programa de capacitação dos médicos-socorristas sobre o manuseio de emergências relacionadas às hepatopatias crônicas. Entre estas situações estão a ocorrência de hemorragia, formação de líquido no abdômen, queda da imunidade que leva a um supercrescimento da flora intestinal e ao deslocamento de bactérias dos intestinos para outras áreas do corpo, piora das funções cerebrais, problemas renais e a um processo de destruição e multiplicação descontrolado das células do fígado.

Testes rápidos
Outra iniciativa do vereador Evaldo Stanislau visa garantir que os testes rápidos para detecção da Hepatite C sejam disponibilizados em todas as unidades da rede municipal de Saúde, desde as equipes do Programa de Saúde da Família até as de maior complexidade. Hoje estes testes são utilizados apenas em campanhas de detecção da doença.

Conforme o parlamentar, o objetivo é deixar o exame à disposição de todo cidadão com 18 anos ou mais, criando mais condições para a identificação precoce dos portadores de Hepatite C. "Caso o resultado seja positivo, a pessoa deverá ser imediatamente encaminhada para testes confirmatórios e, a partir da reafirmação, ao tratamento adequado", enfatiza o vereador.

Assessoria de imprensa do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo