Vereador quer redução do pedágio

Ganhos irregulares chegam a R$ 2 bi em seis anos

Curtir
De acordo com a própria ARTESP, agência estadual que regula a concessão de rodovias, as empresas que exploram o pedágio no Estado de São Paulo tiveram um lucro indevido de R$ 2 bilhões desde 2006, quando aconteceram alterações nos contratos, aumentando irregularmente as margens de lucro. O fato, que motivou a abertura de processos sigilosos visando a anular as alterações, reforça a solicitação do vereador Evaldo Stanislau, líder do PT, que vem cobrando a redução das tarifas dos pedágios no Sistema Anchieta-Imigrantes, especialmente nos dias em que é aplicada a operação 2 por 8.

A propósito, Stanislau, que é presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata da ligação rodoviária com o Planalto, enviou novamente ofícios à ARTESP, Ecovias e Governo do Estado, além de dar ciência à Prefeitura, Agem e CONDESB. O vereador quer a redução das tarifas, tanto em razão do lucro indevido, quanto pelo fato de que o usuário residente na Baixada Santista é tratado de forma injusta. “Sempre que se pede alguma redução da tarifa, alega-se que não pode haver o ‘desequilíbrio’ contratual. Ora, agora percebe-se que havia, sim, desequilíbrio, mas em prejuízo da população”, comenta o presidente da CEV.

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal em 10 de maio, o Vereador insistiu junto aos representantes da ARTESP e da Ecovias sobre os prejuízos impostos aos usuários da Baixada Santista, penalizados rotineiramente, especialmente quando são implantadas as chamadas “operações”, nos fins de semana e feriados prolongados.

Nestas ocasiões, os motoristas da Região ficam limitados à utilização de apenas duas pistas, enquanto as outras oito são destinadas principalmente ao fluxo turístico. Por estas e outras questões, o vereador defendeu a imediata revisão dos contratos.

Com a informação divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre o lucro indevido de R$ 2 bilhões, o líder do PT acredita que existam razões ainda maiores para que as tarifas sejam reduzidas. Por isso mesmo, está reforçando as solicitações junto ao Governo do Estado, ARTESP e Ecovias, além de dar ciência das requisições à Prefeitura de Santos, CONDESB e Agem.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Lane Valiengo e Reginaldo Pacheco- (13) 3219-1890