Vereador quer que Ministério Público Federal cobre empresas

Parlamentar quer que sejam feitas vistorias nos Terminais Portuários

1 curtiu
O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) irá acionar hoje, 15/01, o Ministério Público Federal pedindo que o órgão requeira informações dos responsáveis pelos Terminais Portuários e das empresas que trabalham com produtos químicos na região para informarem quais são as medidas preventivas de segurança e o plano de emergência e com que regularidade são feitas as vistorias nos equipamentos para evitar desastres ecológicos e acidentes como o que ocorreu na Ultracargo e no dia 14 na Localfrio.

Segundo a empresa, um vazamento de gás tóxico atingiu o pátio de cargas do terminal alfandegado da Localfrio, na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. A empresa confirmou o vazamento de ácido dicloro isocianúrico de sódio. Moradores de Vicente de Carvalho relatam que o bairro está tomado pela fumaça. Muitos passaram mal com irritação nos olhos, náusea e falta de ar.

Banha já havia feito a mesma solicitação no caso da Ultracargo e nenhuma medida foi tomada. "É um absurdo, uma tragédia anunciada. A Baixada é um barril de pólvora. A população tem que ter mais segurança e as autoridades tem que fiscalizar para prevenir acidentes e cobrar maior rigor das empresas."

Foto: Daniela Origuela/DL
Assessoria do vereador Banha (PMDB)
Vanessa Ratton
vanessaratton@globo.com