Vereador quer polo cultural

Local tem capacidade para receber espetáculos e exposições

Compartilhe!

1 curtiu
Importante polo turístico e cultural, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, mais conhecido como Engenho dos Erasmos, localizado na Vila São Jorge, em Santos, merece ser melhor divulgado e explorado. E não apenas por turistas, sejam eles de Santos ou de outras localidades, mas pelos próprios moradores da comunidade.
 
O vereador Cacá Teixeira (PSDB) esteve no local, no dia 23 de julho, onde  foi recebido pela vice-diretora, professora Beatriz Pacheco Jordão, e pelo biólogo André Müller. O secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano, também participou do encontro, a convite de Cacá.
 
O principal objetivo da visita foi mostrar que o espaço tem estrutura para receber espetáculos – o anfiteatro tem capacidade para 80 lugares – exposições, exibição de filmes e até mesmo apresentações musicais. “Os moradores da Vila São Jorge merecem essa atenção, pois são mais de 5 mil pessoas que vivem na região. Seria excelente envolver toda a comunidade, que poderia aprender e ainda se divertir”, acredita o vereador.
 
Segundo a professora Beatriz, o Engenho está de portas abertas para fazer parcerias com o Município. “A atividade deste local é tão plural, e seria muito importante começar pelo nosso quintal. Isso valorizaria o bairro, as pessoas e até mesmo o monumento”.
 
O secretário lembrou que este ano o Engenho foi um dos pontos da Virada Cultural. “O potencial aqui é excelente mesmo e vamos estudar maneiras de fazê-lo mais um polo de cultura da Cidade”.
 
Cursos
Cacá e Raul também estiveram na Sociedade de Melhoramentos da Vila São Jorge, ao lado do presidente, Jorge Gomes dos Santos. A sede está passando por uma ampliação, com a construção de um segundo pavimento. No entanto, o andar térreo, que funciona como salão de festas, poderia receber oficinas ligadas à secretaria de Cultura. “Existem condições, sim. Vou conversar com a minha equipe para tentar trazer um curso, como Dança de Salão, algo assim”.
 
Na opinião do vereador, é preciso valorizar o local onde você mora, tornando-o atrativo de alguma maneira. “O bairro sai ganhando e, consequentemente, seus moradores, e todo o entorno. Acredito que a cultura e o lazer também são essenciais para a construção da cidadania”.
 
Assessoria do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra
(13) 3219-1848 / 9128-6445