Vereador quer liberação

Solicitação foi encaminhada à Ecovias e à Artesp

Compartilhe!

1 curtiu
O vereador professor Kenny (DEM) solicitou à Ecovias e à Artesp liberação da descida da Serra pela pista descendente da Rodovia dos Imigrantes para ônibus fretados modernos, mediante cadastramento ou outro sistema de controle.

A Artesp por meio da Portaria DGR/DPL -11, de 6/12/2002, no artigo primeiro proíbe circulação de veículos de carga (caminhões, ônibus e outros) na pista descendente da Rodovia dos Imigrantes SP-160, entre os km 41 e 58 enquanto não houver confirmação da eficiência do sistema de frenagem destes veículos.

A solicitação aprovada em plenário, na quinta-feira (19 de setembro), foi motivada após nota da Artesp, enviada à redação do telejornal da TV Tribuna, na qual o órgão reconhece que ônibus mais modernos podem realizar descida pela nova Imigrantes.

Para o vereador, este novo posicionamento do órgão modifica a situação atual, pois, deixam de existir, motivos em relação à segurança viária que justificam proibição de descida pela pista.

O vereador ainda alerta que esta situação de proibição gera injustiças no tratamento dispensado aos fretados mais novos. “Quem investiu na aquisição de veículos modernos não pode descer pela nova pista em razão da circulação de veículos mais antigos que, segundo a Artesp, torna-se inviável uma triagem”, comentou.

Kenny ressalta que há tecnologia disponível para fazer discriminação entre veículos novos, capazes de descer com segurança, e os antigos. Como, por exemplo, cabine exclusiva de pedágio ou dispositivo “Sem Parar” para ônibus que apresentem condições de segurança viária. “É apenas uma questão de bom senso e vontade política da Ecovias e da Artesp”, finalizou.

Assessoria do vereador Professor Kenny
(13) 3219-5126 / 98833-5127