Vereador quer instituir uma unidade de referência à saúde do idoso

Unidade pode agregar os principais serviços de saúde

Ter uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso, com médicos Geriatras, Nutricionistas, Psicólogos, Oftalmologistas, Endocrinologistas, Cardiologistas e Neurologistas. Essa é a proposta que o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) apresentou ontem (20/03) na Câmara de Santos, através de requerimento ao Prefeito, Paulo Alexandre Barbosa. Banha pede que seja estudada a implantação de uma Unidade que agregue todos os principais serviços de saúde para os Idosos.

A preocupação do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) se deve ao aumento do número de idosos residentes na cidade: um universo de 85 mil pessoas. O número da população idosa do município, é em torno de 20% dos habitantes da cidade.  Recentemente, foi publicada pesquisa que aponta que Santos é a melhor cidade para se viver após os 60 anos no País. A conclusão é do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade – pesquisa feita a partir da parceria entre o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp). O estudo aponta as atuais condições de 498 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos.

O vereador acredita que esta condição, acaba por atrair cada vez mais moradores idosos de outras cidades, além do aumento da expectativa de vida em função dos avanços da medicina. " Então, temos que nos antecipar e estarmos preparados para este novo cenário. Facilitaria muito para os idosos terem um local de referência no seu atendimento de saúde, sendo acompanhados neste importante momento da vida, onde a Saúde passa a ser mais delicada. Poderíamos ter a unidade da farmácia e um ambulatório para a aferição da pressão arterial e glicemia. Mas, o mais importante é trabalhar com a informação e a prevenção, com palestras sobre os cuidados com a automedicação, como evitar a depressão etc".

Assessoria do vereador Banha (PMDB)
Vanessa Ratton
vanessaratton@globo.com