Vereador quer incentivo ao Cata Treco

Proposta é divulgar projeto que recolhe inservíveis

Curtir

O vereador Rui de Rosis sugeriu em plenário que sejam realizadas campanhas de conscientização para descartes de entulho nas redes sociais e demais meios de comunicação, como rádio e televisão.

Em requerimento, o vereador solicitou que sejam incentivadas as denúncias dos descartes irregulares, que são feitas via Ouvidoria Pública. Proibido pelo Código de Posturas, o não cumprimento da lei prevê multa a partir de R$ 500,00, que pode dobrar em caso de reincidência.

Apesar da Prefeitura de Santos contar com o serviço denominado Cata Treco, que recolhe móveis, eletrodomésticos e outros objetos mediante agendamento, ainda é comum ver diversos pontos da cidade onde diariamente os entulhos são deixados irregularmente.

"Parte da população ainda ignora a existência e a importância do serviço de Cata Treco, que pode ser agendado gratuitamente para retiradas destes materiais, para destinação adequada do lixo. Precisamos incentivar o uso deste serviço e criar uma cultura de descarte adequado de lixo", afirma o vereador.

Desde sofás, móveis antigos e entulhos em geral, tudo é depositado nas calçadas, causando transtornos que vão desde focos de dengue até contribuir com as enchentes. "O que infelizmente muitos ainda não entendem é que, ao fazer o descarte irregular, deixamos de ter um problema individual e passamos a ter um problema coletivo", ressalta o vereador Rui De Rosis.

Agendamento do Cata-Treco: 0800-7708770

Ouvidoria - Os infratores podem ser denunciados pelos telefones 0800-112056 (Ouvidoria) ou 153 da Guarda Municipal.

Álbum de Fotos