Vereador quer CEV para o Carnaval de 2014

Comissão servirá para ações propositivas

Curtir

Para o vereador Cacá Teixeira (PSDB), Carnaval sempre foi coisa séria. Presidente da X-9 em quatros oportunidades e um apaixonado por escolas de samba, o vereador propôs a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir assuntos ligados ao tema para o Carnaval de 2014. “Acho que é de fundamental importância tratarmos do assunto de maneira séria e profissional. E não apenas no desfile, mas durante o ano todo”.

O vereador ressalta a necessidade de fazer das agremiações um polo cultural, de lazer e trabalho, tornando-as, assim, autossutentáveis. “Temos que profissionalizar o Carnaval a exemplo do que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. O potencial carnavalesco da nossa cidade já está comprovado e precisamos investir nisso de maneira séria. Infelizmente, este ano, tivemos a tragédia que causou quatro mortes. Mas a Comissão servirá para ações propositivas e para evitar outras fatalidades”.

Entre as ações, Cacá pretende sugerir a criação de um museu do Carnaval, ali mesmo no Sambódromo Dráusio da Cruz, além de acompanhar de perto os cursos e eventos que serão feitos na passarela. “Temos que ajudar as escolas a buscarem renda, para que elas não fiquem presas à verba que recebem da Prefeitura. Uma ideia é aproveitar a estrutura da Festa Inverno, na Arena Santos, que poderia ser estendida por mais 15 dias, por exemplo. A exploração das lanchonetes e restaurante ficaria a cargo das agremiações”.

Contentores de lixo
Moscas, baratas, ratos mortos e toda sorte (ou azar) de bichos são encontrados nos contentores de lixos espalhados pela cidade. Moradores e comerciantes que convivem com esses equipamentos em frente às suas casas ou estabelecimentos não aguentam mais o mau cheiro e a falta de higiene. Isso sem contar o perigo de proliferação de doenças.

Por isso, Cacá quer saber o cronograma de limpeza dessas lixeiras e de que forma é feita pelo setor competente.  “É uma questão muito séria, que envolve a saúde da população. A higienização precisa ser feita de forma constante para evitar qualquer tipo de perigo”.

Estacionamento especial
Em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o projeto já é realidade. Por isso, o vereador acredita que seja possível implantá-lo em Santos: a criação de estacionamentos diante das padarias e confeitarias. “A indicação tem dois viés importantes. O primeiro é até mesmo fazer concorrência com supermercados, que contam com estacionamento 24 horas, e o segundo é facilitar a vida de quem vai ao estabelecimento”.

A área reservada, com seis metros, deve ser sinalizada e rotativa. “Acho 15 minutos, como acontece nas vagas das farmácias, um tempo ideal”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra