Vereador quer ampliação do serviço oferecido no PAI-BS

Gestão e excelência no atendimento impressionam

Curtir

O gabinete itinerante do vereador Douglas Gonçalves (DEM) visitou, na última sexta-feira (dia 22 de março) o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI– Baixada Santista). O representante do Legislativo conheceu o equipamento idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde e assumido pela Organização Social de Saúde São Camilo, em julho de 2009.

O vereador foi recebido pelo psiquiatra Sidney Gaspar, diretor clínico e responsável técnico da unidade. Douglas Gonçalves foi informado que o PAI atende os nove municípios da Baixada Santista, com os 30 leitos garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Atualmente oferecemos ao indivíduo portador de transtorno mental tratamento intensivo por meio de intervenções eficazes e de excelência, visando à reinserção social. O projeto terapêutico abrange ações intensivas e transdisciplinares oferecendo um tratamento humanizado, focando não somente o envolvimento do paciente, mas também da família e da comunidade”, explicou Sidney Gaspar.

O vereador Douglas Gonçalves observou que alguns dos pacientes eram dependentes químicos e dois deles eram menores de idade. Sidney Gaspar explicou que “o PAI abriu as portas para este tipo de tratamento, pois no município não há equipamentos para absorver a demanda”.

Douglas ficou impressionado com a gestão do PAI-BS, que conserva estrutura e prestação de serviços de qualidade, além de manter uma farmácia com medicamentos padronizados, controlados e de alto custo.

O líder do DEM na Câmara de Santos questionou sobre a possibilidade de ampliar o serviço. “Temos condições de aumentar o número de pacientes e manter o nível de excelência”, respondeu Sidney Gaspar.

“Meu compromisso agora é saber, via plenário, se a Secretaria de Saúde do Estado tem estudos para aumentar a capacidade do PAI. Há espaço físico para isso, pois o Centro de Tratamento das Malformações Crâniofaciais Mario Covas tem área desocupada. Nela poderia ser construído um novo prédio e, assim, atender crianças e adolescentes, além dos dependentes químicos”, explicou o vereador

O PAI-BS fica na Rua Osvaldo Cruz, 197, no bairro do Boqueirão, ao lado do Hospital Guilherme Álvaro.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293