Vereador propõe fraldário para pessoas com deficiência

Equipamentos ficariam nos postos de salvamento da orla

Para atender pais e mães de crianças ou adolescentes com deficiência física ou mental, o vereador Cacá Teixeira (PSDB) apresentou projeto de lei para instalar fraldários específicos nos postos de salvamento da orla, mais especificamente nos sanitários para pessoas com deficiência.

“Este local possui dimensões adequadas para o trocador, além de uma porta acessível para os cadeirantes. Vale ressaltar que o fraldário deve ter uma dimensão maior e ser acolchoado”.

Cacá conversou com o departamento de marketing da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), para saber como são instalados os fraldários da instituição. “Lá, são feitos em alvenaria, com acolchoamento. Vale ressaltar que a altura deste fraldário também é mais baixa para facilitar a transferência da criança/adolescente da cadeira de rodas”.

Preservativos
Outro projeto do líder do PSDB fala da necessidade de disponibilizar preservativos e material sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nos Centros de Convivência (Cecons) do município. “Em dez anos, houve aumento de 26% dos casos de Aids entre os idosos. Uma situação que poderia ser prevista, afinal, a população está vivendo mais e os medicamentos disponíveis para melhorar o desempenho sexual dos homens ajudaram a traçar esse triste panorama”.

A questão cultural também foi apontada por Cacá como um impedimento para o uso do preservativo por pessoas deixa faixa etária. “Na cabeça dos mais velhos, o preservativo só serve para os grupos de risco, que hoje sabemos, não existem mais. E como os Cecons são frequentados por essa população, tornar a camisinha e o material informativo à disposição é uma questão de saúde pública e direito”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra