Vereador propõe construção de memorial

Projeto visa a resgatar resistência à ditadura

1 curtiu
O vereador Evaldo Stanislau (PT) quer a criação, em Santos, de um Memorial da Resistência à Ditadura Militar, onde deverá constar o nome de todos os atingidos diretamente pelo golpe de 1964. A proposta já foi encaminhada ao prefeito da cidade.

Com sindicatos fortes, sociedade civil atuantes e lideranças políticas de expressão, Santos foi uma das cidades mais
duramente castigadas pelo golpe militar de 1964. "É preciso manter viva, para todas as gerações, a memória daqueles que foram mortos, torturados, presos, cassados e obrigados a viver na clandestinidade. Pessoas que doaram suas vidas à luta pela liberdade", enfatiza o presidente da Comissão da Verdade Prefeito Esmeraldo Tarquinio.

Esta é mais  uma ação do parlamentar no resgate e perpetuação da identidade daqueles que se colocaram na linha de frente do combate ao regime imposto ao País durante duas décadas. Em outra iniciativa, o vereador propôs a construção, no futuro aeroporto de Guarujá, de um Memorial às pessoas que foram presas políticas na Base Aérea e no navio Raul Soares. A reivindicação foi encaminhada à prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, já que o município será o responsável pela implantação e administração do aeroporto.

A possibilidade havia sido levantada durante reunião da Comissão da Verdade Prefeito Esmeraldo Tarquinio com o comandante da Base Aérea, major aviador Alexandre Jannuzzi Peçanha, que indicou a necessidade do contato com a chefe do Executivo guarujaense.

MANDATOS RESTAURADOS
O primeiro projeto do vereador Evaldo Stanislau aprovado pela Câmara de Santos visa a restaurar, simbolicamente e postumamente, os mandatos de prefeitos e vereadores santistas cassados em 1947 e a partir do golpe militar de 31 de março de 1964. Apresentada no início do ano pelo líder da bancada do PT, a proposta recebeu apoio unânime dos atuais vereadores santistas. No mesmo sentido de resgate da história, o parlamentar apresentou outro projeto de lei, instituindo a 'Semana da Memória' no calendário oficial de Santos.

O período será celebrado anualmente entre os dias 25 e 31 de março, visando impedir que caiam no esquecimento as arbitrariedades praticadas pelos governos militares. Para isso, entre outras ações, está prevista a promoção de atividades nas escolas da cidade, alusivas aos desrespeitos à vida, às liberdades e à cidadania, praticados a partir do golpe militar de 31 de março de 1964. “ É uma honra imensa contribuir para restabelecer a verdade histórica e o resgate de pessoas que sofreram perseguições por pensarem de forma divergente aos governos de plantão”, conclui o vereador.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Lane Valiengo e Reginaldo Pacheco- (13) 3219-1890