Vereador propõe Censo Municipal da Pessoa com Deficiência

Objetivo é cadastrar perfil socioeconômico da população

O vereador Evaldo Stanislau (PT) está propondo a realização do Censo Municipal da Inclusão, que objetiva identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico da população santista de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A partir desse levantamento, será criado o Cadastro Municipal da Inclusão, instrumento que deverá nortear as políticas públicas desenvolvidas na cidade para o segmento.

"Temos uma carência de dados específicos, o que, muitas vezes, torna dispersa e sem foco a atuação do poder público para esta parcela da sociedade. Com a realização do Censo, vamos obter informações que permitam criar, direcionar e qualificar serviços e programas dirigidos ao atendimento das necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias", explica o parlamentar, ressaltando que o levantamento atende reivindicação dos militantes do segmento.

Pela proposta em tramitação na Câmara de Santos, o Censo Municipal da Inclusão deverá ser realizado a cada cinco anos. Entre as informações que serão levantadas estão o tipo de deficiência, local de residência, os serviços públicos e privados utilizados, como equipamentos de saúde e educação, o nível de escolaridade, se está no mercado de trabalho, o meio de transporte usado, se frequenta espaços de esporte, lazer e cultura, bem como a demanda por serviços não ofertados na cidade.

Conforme explica o parlamentar, o levantamento deverá ser feito casa a casa, garantindo que 100% dos moradores sejam ouvidos. Com os dados apurados, será implantando o Cadastro Municipal da Inclusão, que, além de balizar as políticas públicas, também será disponibilizado na página da Prefeitura na Internet. Entre cada ciclo de cinco anos para realização de um novo Censo, haverá um mecanismo de autocadastro pela própria Internet ou pessoalmente.

"Assim, vamos manter as informações permanentemente atualizadas, viabilizando a concentração de recursos financeiros, materiais e humanos, o que vai gerar consequentemente mais eficiência e qualidade no atendimento das necessidades desse segmento social. Serão números que, na prática, se traduzirão em melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida", finaliza.

Assessoria do vereador  Evaldo Stanislau
Lane Valiengo e Reginaldo Pacheco