Vereador profere discurso na Câmara pelo Dia do Maçom

Sessão aconteceu na última sexta-feira (18/08)

"Hoje é um Dia Especial, já que os maçons são lembrados pela sociedade, pelo seu caráter libertário, igualitário e fraterno  e, sobretudo, pelo amor à Nação, visando sempre o crescimento de uma sociedade mais justa e por um povo que convive harmoniosamente com todos os credos e culturas".

A frase é do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) em discurso proferido na sexta-feira (18 de agosto) no plenário da Câmara Municipal de Santos, em solenidade pelo Dia do Maçom. O salão esteve lotado com a presença de autoridades civis, militares, representantes das diversas lojas maçônicas da região e convidados.

O Dia do Maçom reveste-se de especial importância já que está inserido no artigo 4º da Lei Municipal nº 3.265 de maio de 2016. Na oportunidade, a Câmara Municipal homenageou os maçons da região com a entrega de uma placa alusiva a data (20 de agosto), recebida por Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa e presidente da Coligação das Lojas Maçônicas da Baixada Santista.

Com bastante veemência, o Vereador Banha fez um histórico da maçonaria brasileira lembrando a luta em prol da Independência do Brasil e da Abolição da Escravatura, entre os diversos feitos. Lembrou que, filiados ao Grande Oriente do Brasil, existem cerca de duas mil lojas maçônicas com mais de 61 mil obreiros irmãos".

Ressaltou figuras expressivas da história do Brasil, como o Imperador Pedro I e o santista José Bonifácio de Andrade e Silva – patriarca da Independência,  citando ainda, revolucionários da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana, que também lutaram por um país livre e soberano.

Em sua explanação, Banha reverenciou ainda a figura de um grande maçom da Cidade: o ex-prefeito Oswaldo Justo. Salientou a trajetória, honradez e a correção  de como Justo conduzia a coisa pública. "Ele foi um visionário, criou a 1ª Guarda Municipal do Brasil, acolhia todos com carinho, humildade e respeito mútuo. Deixou a Prefeitura com mais de 85% de aprovação e com as finanças em dia. Justo foi uma referência para a Maçonaria do Brasil", finalizou o vereador.

Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP