Vereador pede que servidores da saúde denunciem maus tratos aos idosos

Denúncias devem ser feitas ao Conselho Municipal do Idoso

Compartilhe!

2 curtiram
"Todas as pessoas merecem respeito. E o idoso, muito mais", com essa afirmação, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) apresentou um projeto de lei que visa obrigar os servidores públicos da saúde que perceberem idosos vítimas de maus tratos e violência a denunciarem ao Conselho Municipal do Idoso. 
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde , o abuso contra o idoso é a agressão física, emocional ou psicológica e também pode tomar a forma de exploração financeira ou negligência intencional ou não do adulto que deve cuidar do idoso. Pode ocorrer em qualquer relacionamento onde haja expectativa de confiança ou onde a pessoa está em posição de poder e de autoridade.
 
O abuso contra idosos, muitas vezes, ocorre na família, perpetrado pelo cônjuge, filhos e/ou netos. Porém, os agressores também podem incluir amigos, vizinhos, proprietários, cuidadores pagos e staff, ou qualquer indivíduo em posição de poder, confiança ou autoridade. 
 
Tipos de Abuso
 
Físico : inclui bater, golpear, medicação imprópria e privação física. Sexual : toque sexual indesejado ou ser obrigado a atos sexuais. Emocional: inclui insultos, intimidação, ameaças, ignorar ou isolar o idoso. Financeiro : inclui fraude, roubo, mau uso do dinheiro ou da propriedade, ou intimidar o idoso a fim de obter acesso a seus fundos ou propriedade. Violação dos Direitos : inclui reter informação, interferir com a correspondência, ou confinar o idoso em uma instituição ou hospital. Negligência: inclui deixar os idosos sem alimento, abrigo adequado ou sem alguém para cuidar dele.



Assessoria do vereador Banha (PMDB)
Vanessa Ratton
vanessaratton@globo.com
(13) 99158-9652