Vereador participa de reunião na SIED

Gerar trabalho e renda para as famílias dos morros e Caruara foi o tema

Curtir
O vereador Lincoln Reis (PR), marcou uma reunião na Secretaria de Infraestrutura e Edificações (SIED), com o intuito de buscar meios e informações para gerar trabalho e renda para as famílias dos Morros de Santos e do bairro Caruara. Participaram do encontro o secretário Ângelo José da Costa e o engenheiro Nilson Barreiro, que avaliaram e orientaram as propostas que incentivam o Turismo Comunitário nessa região.

O Turismo Comunitário é uma modalidade de turismo desenvolvida pelos próprios moradores de uma determinada região, que passam a articular atividades, operações e empreendimentos diretamente com agências de turismo e turistas, em forma de cooperativas ou associações sem fins lucrativos.

Os produtos e serviços ofertados por uma comunidade local podem ser explorados na área de gastronomia, visitas monitoradas, trilhas, rodas de conversa e oficinas de artesanato, chamado de "Turismo de Base Comunitária" (TBC), caracterizando-se como um segmento do turismo que se apropria de outros segmentos, como o turismo étnico, de ecoturismo e solidário, por serem convenientes ao controle da comunidade.

“Esse é um jeito de criar oportunidades de trabalho para jovens, senhoras e senhores, empreendedores, instituições de fomento e principalmente, aquece a economia da região com a entrada de novos recursos financeiros captados através do turismo cultural e ecológico”, explica do parlamentar.

Indicação do projeto

Durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal na última quinta-feira (27/04), o vereador apresentou requerimento solicitando à SIED, que desenvolva os seguintes projetos voltados para geração de trabalho e renda:

1 - A Realização do Projeto para construção do Deck Panorâmico na encosta da Vila Progresso, com fins turísticos, para implantação comercial de artesanato e gastronomia, visando a geração de trabalho através de cooperativas e associações e a integração com o Centro Cultural da Vila Progresso.

2 - A Realização do projeto de planejamento e manejo na Trilha do Boi Morto para gerar trabalho e renda para jovens das regiões dos morros e projeto de Turismo de Base Comunitária dos Morros.

3 - A realização do projeto de revitalização do espaço na Lagoa da Saudade com a criação de espaços padronizados para ocupação de empreendimentos econômicos solidários, visando apoiar o Turismo Comunitário dos Morros e as mulheres empreendedoras dos morros.

4 – Realização do projeto para criação da Sede do Centro Receptivo de Turistas do Turismo de Base Comunitária do Caruara para gerar trabalho e renda para grupos de artesãos, gastronomia e jovens no trabalho de monitoria.

5 - Realização do projeto de planejamento e manejo na Trilha da Cascata da Lua no bairro do Caruara, visando gerar trabalho e renda para jovens da região continental de Santos.

Assessoria do vereador Lincoln Reis
Gilda Lima