Vereador faz mais de 90 visitas em cinco meses

Parlamentar detecta problemas emergenciais da cidade

Lançado com o objetivo de estar sempre próximo à população e constatar os diversos problemas enfrentados pelo cidadão no dia-a-dia, o gabinete itinerante do vereador Douglas Gonçalves (DEM) completou cinco meses de funcionamento nesta segunda (22 de julho) e já percorreu 900 quilômetros, o equivalente a uma viagem de Santos a Goiânia, por exemplo, ou 13 idas à capital paulista pela Rodovia dos Imigrantes.

Os resultados desta atitude pioneira é a liderança de trabalhos apresentados no Legislativo neste primeiro semestre (518) e a assiduidade do parlamentar durante o recesso deste mês. O gabinete itinerante recebe diariamente demandas da população por meio das redes sociais, e-mail, telefone ou pessoalmente no primeiro andar da Câmara Municipal de Santos.

A ideia surgiu durante a campanha eleitoral de 2012 e foi colocada em prática com recursos do próprio parlamentar. “Assumi e estou honrando este compromisso. Como representante da população no Legislativo preciso ouvir o munícipe pessoalmente, constatar os problemas e também estar exposto a críticas”, explicou Douglas.

“Recesso não significa descanso. Nosso gabinete na Câmara está aberto à população e eu continuo percorrendo diversos bairros da nossa cidade para atender às reivindicações, constatar os problemas e buscar soluções”, explicou Douglas que cobrou a entrega das obras na ciclovia da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste, nos morros da Nova Cintra, Vila Progresso e São Bento, além dos bairros: Encruzilhada, Ponta da Praia, Boqueirão, Marapé e José Menino durante este mês de julho. “É o mínimo que a população espera de seus representantes e é o que estou fazendo como forma de agradecimento aos meus eleitores: trabalhando muito”.

O vereador obteve vários resultados positivos, proporcionando melhorias significativas para a população santista. “Destaco uma visita que fizemos no Morro da Nova Cintra no final de março e fomos recebidos por mais de mil pessoas. Eram membros de movimentos de moradia, pessoas que lutam há anos por uma moradia digna, direito do cidadão. Em razão disso, da importância deste tema, abrimos na Câmara uma Comissão Especial de Vereadores para tratar da política habitacional nos morros e cortiços, fizemos Audiência Pública para debater o assunto com as lideranças dos movimentos e com a COHAB e estivemos no mês de maio com o Secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres”.

Por outro lado, o vereador constatou situações inaceitáveis para uma cidade polo como Santos. “Estivemos na Unidade Básica de Saúde do Embaré após diversas reclamações de falta de medicamentos e conversamos com cidadãos que simplesmente não conseguiam obter remédios de uso contínuo. É a saúde do indivíduo que está em jogo; não é possível esperar três meses para retirar um medicamento ou simplesmente ir à farmácia comprar quando não se tem dinheiro”, declarou Douglas. A falta de medicamentos ocorreu em unidades básicas de saúde de toda a cidade desde o início do ano e, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, foi normalizada no final de junho.

“Outra situação que me deixou estarrecido foi à área de embarque e desembarque das catraias, na região do Mercado Municipal. Há muita lama, sujeira e condições sub-humanas. Os sanitários foram transformados em abrigo para a prática de sexo e consumo de drogas. É um completo descaso em uma área onde circulam 10 mil pessoas diariamente”, disse o parlamentar, indignado.

Não basta somente visitar, é preciso acompanhar constantemente as questões levantadas pelos moradores. Após as visitas iniciais, o Gabinete Itinerante do Vereador Douglas Gonçalves retorna aos locais para acompanhar a resolução ou a permanência do problema. “Já fizemos visitas aos finais de semana, feriados e no período noturno, afinal, os problemas não acontecem apenas no horário do expediente. Este é o papel do vereador”, explicou.

“Nosso próximo alvo será novamente as obras do Museu Pelé. Luto pela entrega deste equipamento que será importantíssimo para o turismo não só de Santos, mas de toda a Baixada Santista com a proximidade da Copa do Mundo. Estarei sempre atento.”, finalizou Douglas Gonçalves.

FONTE: A liderança dos trabalhos apresentados na Câmara de Santos no primeiro semestre foi baseada em pesquisa realizada com dados do site do Legislativo.  Em 39 sessões ordinárias, de 4 de fevereiro até 27 de julho,  o líder do Democratas fez 246 questionamentos ao Executivo, indicou 260 serviços  e elaborou 12 projetos, totalizando 518.

Vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293