Vereador está preocupado com o programa Recicla Santos que em um mês entrará em vigor

Cooperativas necessitam de apoio financeiro

Diante do cenário notório do atual número de cooperativas e cooperados existentes no município de Santos, é sabido que o quadro é insuficiente para atender a demanda que o programa Recicla Santos pretende atingir, e que as cooperativas necessitarão de apoio financeiro, para formação e assessoramento.

As cooperativas de reciclagem estão se espalhando pelo Brasil nos últimos anos de forma crescente, mostrando-se como uma alternativa viável de enfrentamento a atual situação de desemprego e pobreza no país.

Atento a essa questão o vereador Lincoln Reis (PR), fez uma série de questionamentos apresentados na sessão da última quinta-feira (11), realizada na Câmara de Santos, com o objetivo de contribuir com o Programa Recicla Santos, visando atingir a viabilidade econômica das cooperativas de reciclagem para que possam oferecer um serviço adequado e a contento à sociedade santista.

A atividade de reciclagem embora possa parecer simples envolve questões complexas como organização de fluxos de trabalho, investimentos estratégicos e financeiros em infraestrutura, logística, plano de comunicação, capacitações, qualificação da gestão e comercialização, desenvolvimento associativo e psicossocial.

As cooperativas de Santos precisarão de apoio técnico e de uma assessoria permanente, como acontece na iniciativa privada, através de profissionais especializados em economia, administração, direito, contabilidade, engenharia, ciências sociais, comunicação, gestão ambiental e psicologia.

Outra situação que foi proposta pelo parlamentar através de requerimento, é a questão da remuneração das cooperativas. A cidade de Londrina, assim como outros municípios no Brasil, adotou como remuneração às cooperativas de reciclagem um valor pela quantidade de toneladas comercializadas pelas cooperativas, desde que comprovado através de notas de vendas dos recicláveis. A justificativa para essa importante remuneração às cooperativas de reciclagem baseia-se no fato que esse valor pago às cooperativas, por toneladas comercializadas, seriam gastos para aterrar os mesmos resíduos, caso não fossem comercializados pelas cooperativas de reciclagem. Ou seja, esse valor pago as cooperativas de reciclagem não causam ônus ao erário publico municipal.

Vereador apresentou um terceiro requerimento alertando para quatro fatores importantes para o Programa Recicla Santos: educação ambiental, coleta porta-a-porta, transbordo de recicláveis e a compostagem de materiais orgânicos.

Assessoria vereador Lincoln Reis
Gilda Lima