Vereador e empresário visitam cojunto habitacional

Obras dos edifícios da Associação dos Cortiços estão paradas

Compartilhe!

1 curtiu

O vereador Douglas Gonçalves e o empresário Armênio Mendes visitaram nesta terça-feira (dia 27 de fevereiro) as obras do Conjunto Habitacional Vanguarda I, no centro de Santos. O líder do DEM vem acompanhando, desde o início do mandato, os problemas que a Associação dos Cortiços do Centro enfrenta para concluir a construção dos edifícios que vão abrigar 113 famílias, e fazem parte do Programa Crédito Solidário da Caixa Econômica Federal.

Convidado pelo representante do Legislativo, Armênio Mendes conheceu o local e analisou a situação. “É preciso cobrar do poder público, seja municipal, estadual ou federal, uma solução para a conclusão das obras. Isso faz parte da cidade e não pode se tornar um sonho eterno destas pessoas. Pelo que observo, da maneira que caminha, nem em 20 anos o Vanguarda I estará pronto”, analisou o empresário.

Douglas Gonçalves vai intermediar o caso com o Executivo. “Vamos analisar as planilhas da obra, a projeção da evolução física da construção, os recursos que já foram utilizados e os que ainda estão à disposição. Vou indicar, em plenário, que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa monte uma equipe para liderar os trabalhos. Só assim, no meu entendimento, veremos a obra reorganizada e com um novo prazo estipulado e cumprido”, destacou o vereador.

“Firmamos contrato em 2007 e tivemos muitos problemas com empreiteiras e arquitetos que nos deixaram. Herdamos prejuízos financeiros que atrasam o repasse de mais verbas. São, ao todo R$ 4.515.075,02 para o Vanguarda I e R$ 4.143.376,65 para o Vanguarda II. Somos parte de Santos e agora contamos com orientação e interesse do Legislativo e da iniciativa privada”, comentou Samara Faustino, coordenadora de Projetos da Associação dos Cortiços do Centro.

Além do Vanguarda I, a Associação dos Cortiços do Centro está cadastrada no Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades – financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social e vai abrigar outras 68 famílias. “A metodologia para erguer o outro conjunto é a mesma. É necessário ter uma equipe ligada aos órgãos públicos que participam financeiramente do projeto para tudo caminhar bem”, ressaltou Armênio Mendes.

“Quero ajudar estas famílias e para isso vou solicitar à prefeitura, via Câmara Municipal, que analise este caso com muita atenção.”, finalizou Douglas Gonçalves.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293