Vereador defende regionalização

Questão deve ser tratada de forma suprapartidária

Compartilhe!

Curtir
Presidente da Comissão de Assuntos Portuários da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos, o vereador Sandoval Soares defendeu a regionalização do Porto em reunião com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
 
O vereador pediu ao prefeito, que, durante reunião com Aécio Neves, pudesse transmitir ao senador tal proposta. O prefeito ouviu com atenção e já mobilizou a secretaria de Assuntos Portuários. Sandoval, que já contava com o apoio de segmentos do Porto de Santos, ganha mais um aliado para erguer a bandeira da regionalização.
 
De acordo com o vereador, após o advento da nova Lei dos Portos, nº 12.815, de 2013, a questão ganhou maior importância, já que todas as decisões ficam concentradas na ANTAQ. “Temos um Porto aqui, comandado de lá (Brasília). Precisamos participar ativamente das decisões que impactam de maneira direta a vida dos moradores da cidade. Até para trocar uma lâmpada precisamos nos reportar ao Governo Federal. Problemas sérios e urgentes acontecem aqui e precisamos dar a resposta aos munícipes aqui. Não somos contra o desenvolvimento, mas ninguém quer poluição dos grãos e congestionamento de caminhões, entre outros problemas recorrentes”, afirmou o vereador.
 
Segundo Sandoval, em 2001 o próprio Partido dos Trabalhadores pedia a regionalização dos Portos. "Maria Lúcia Prandi e Telma de Souza eram grandes defensoras da regionalização. Maria Lúcia foi, quando deputada, autora da Lei 9.511/97, que autorizava o governo estadual a celebrar convênio com a União e os municípios portuários para regionalizar a administração e a operação do porto de Santos”, lembrou o edil.
 
Em 2002, após o resultado das eleições, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a regionalização do Porto de Santos, em discussão durante o governo Fernando Henrique, teria continuidade no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, de lá para cá o assunto esfriou, mas os problemas continuam e se agravam diante das alterações legais. Para o vereador Sandoval a regionalização é uma questão suprapartidária.
 
Assessoria do vereador Sandoval Soares
Catharina Apolinário
(13) 7826-5955 - ID 117*1719
catharinaassessoria@gmail.com