Vereador cobra instalação do Centro de Implante Coclear

Pacientes precisam de unidade de tratamento em Santos

O vereador Sadao Nakai (PSDB) voltou a cobrar a instalação do Centro de Implante Coclear no hospital Guilherme Álvaro, em Santos, para pessoas com perda de audição profunda e bilateral.

Sadao vem lutando, desde 2011, para que a Baixada Santista possua um centro de referência nesta área. Hoje, os pacientes precisam se deslocar para São Paulo e Campinas em busca deste tratamento.

De acordo com informações publicadas na mídia impressa local, em setembro de 2012, a instalação deste centro seria disponibilizada até o mês de dezembro, prazo de três meses dado pela própria Secretaria de Estado da Saúde.

Porém, após seis meses da publicação, o espaço ainda não está disponibilizado. “Não é porque pertenço ao partido do governo municipal e estadual, que deixarei de cobrar celeridade em questões de extrema importância para Santos, como é o caso deste centro, que beneficiará muitos munícipes”.

Histórico
Com a Lei sancionada em 2010, que torna obrigatória a triagem auditiva neonatal em todos os recém-nascidos, o número de pacientes detectados nas maternidades com perda de audição vem aumentando consideravelmente. Com isso, o vereador Sadao Nakai apresentou na sessão do dia 03/06/2011, requerimento à Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), ao Hospital Guilherme Álvaro (HGA) e ao Governo do Estado, solicitando a criação de um Centro de Implante Coclear voltado às pessoas com perda de audição profunda e bilateral.

Logo após apresentar o requerimento, o parlamentar esteve reunido com a direção do HGA e da Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo, que manifestaram a possibilidade da criação deste núcleo na Baixada Santista.

Na época, a equipe do HGA elaborou a documentação que deu início ao processo, junto ao SUS, para viabilizar a instalação deste espaço. Também foi exposto a ideia de se montar uma equipe com médicos e fonoaudiólogas para iniciar o processo de capacitação, além da possibilidade de adquirir o equipamento indispensável para a realização do exame BERA, que realiza audiometria do tronco cerebral.

O pedido atende uma reivindicação da Organização Não Governamental Centro de Apoio e Orientação sobre Implante Coclear em Santos (Caoic), comandada pela munícipe Andrea Cortez Alvarez, que há muitos anos vem realizando fóruns sobre a importância do tema.

Assessoria de Imprensa do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br