Vereador cobra informações

Objetivo é conter o Aedes Aegypti

Compartilhe!

2 curtiram

Preocupado com a incidência de dengue na cidade na próxima temporada de calor, o vereador Evaldo Stanislau (PT) questiona a Prefeitura sobre o planejamento para enfrentar a doença.

Para isso, o parlamentar apresentou requerimento de informações com uma série de indagações ao Poder Executivo. Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos e médico infectologista, o líder da bancada petista defende uma rigorosa organização para conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti e que proporcione o melhor atendimento à população.

Entre os questionamentos feitos à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador requer informações sobre o tipo de teste rápido que será adotado e se este exame escolhido está nutrido de novas tecnologias, tendo baixo risco de falso negativo – quando a avaliação não aponta a incidência da dengue,  mas na verdade o paciente está infectado. A preocupação deve-se ao fato do tipo de teste usado em anos recentes ter apresentado este problema. O parlamentar também solicitou um detalhamento do planejamento, o que inclui número de profissionais envolvidos, fluxo de triagem de doentes, retaguarda hospitalar e de leitos para hidratação.

Cruzeiros marítimos

Outra preocupação do vereador é com relação aos cuidados para temporada de cruzeiros marítimos, recém-iniciada. Entre as indagações, o parlamentar cobra informações sobre implantação da 'Sala de Situação', que visa monitorar aspectos relacionados à saúde de passageiros e tripulantes, disparando medidas em caso de urgência. Questiona, ainda, se foi elaborado material de apoio aos passageiros para medidas preventivas a bordo, e se os funcionários do Concais receberam treinamento.

Evaldo também quer saber os desdobramentos do grupo de trabalho criado em função das ocorrências no navio MSC Armonia em fevereiro de 2012. À época, a tripulante Fabiana Pasquarelli morreu e mais de 20 funcionários da embarcação ficaram doentes. Conforme recorda o presidente da Comissão de Saúde, em audiência pública na Câmara, os órgãos envolvidos reconheceram erros de procedimentos de vigilância. “Precisamos avançar para garantir o máximo de segurança sanitária e epidemiológica a quem trabalha ou faz turismo e à cidade”, enfatiza o parlamentar.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo – (13) 3219-1890